terça-feira, 22 de setembro de 2015

XV Encontro Nacional de Poetas na Vila do Gerês a 19 de Setembro 2015


No passado dia 19 de Setembro de 2015, Terras de Bouro acolheu o «XV Encontro Nacional de Poetas», na Vila do Gerês, no auditório Prof. Emídio Ribeiro do Centro de Animação Termal.
O encontro, como já é habitual, teve poetas provenientes de todo o país, destacando-se o "poeta popular" Amílcar Joaquim Queijo vindo de Torre de Moncorvo do distrito de Bragança, que, lançando-se à aventura, fez o percurso de, "quase 300Km", autocarro, comboio e táxis. Na manhã do dia 19, depois de uma estadia reparadora na Vila do Gerês, o poeta de Moncorvo cantou a poesia que lhe vai na alma. Este poeta repleto de inspiração enriqueceu o encontro e sensibilizou os presentes, mas certamente que regressou "um poeta mais alto" e com o Gerês no coração. (Mesmo para quem não tem ou não sabe o melhor meio de alcançar, "querer é poder").
Foi ainda um momento para homenagear o ilustre Terrabourense João Luís Dias, "o poeta da montanha", com a apresentação do seu último livro de poemas, “Olhares in Versos”.
Um encontro abrilhantado pela jovem cantora Patrícia Palhares. E, todos os poetas tiveram a oportunidade de; declamar, apresentar obras da sua autoria e participar no também habitual concurso de quadras populares alusivas a Terras de Bouro e ao Gerês, que, para além de confraternizar poeticamente num acontecimento único a nível nacional, desfrutaram da essência de inéditas paisagens.
A mesa foi presidida pelo Dr. Joaquim José Cracel Viana presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Barroso da Fonte o director do «Jornal Poetas & Trovadores», e o ilustre poeta João Luís Dias presidente da «Associação de Escritores Minhoto – Galaicos, “Calidum”», entre outras entidades responsáveis pelo encontro.
É assim deste modo, que, pelo 14º ano consecutivo, Terras de Bouro recebe na Vila do Gerês; poetas, trovadores e amantes da poesia que declamam e cantam com fervor todo o seu belo.
Nos anos vindouros a Poesia voltará ao Gerês.
(Por: Lucy Bream, Vila do Gerês, Terras de Bouro - 19/09/2015)

Atentamente,

Luzia Ferreira Teixeira
(Lucy Bream - Artista de Artes Plásticas)
_________________________________

CONTACTOS:
Correio electrónico: arteluzia@gmail.com  /  luzia@luziateixeira.com
Site Oficial: www.luziateixeira.com

(Outras páginas adicionadas a este Blog)
Facebook: www.facebook.com/lucybream
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.