terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conversa sobre os Direitos Humanos



 
Escrevemos-lhe porque sabemos que se preocupa com a situação de direitos humanos em Angola. Queremos que saiba que esta sexta sexta-feira, 18 de setembro, conseguimos reunir pela primeira vez em Lisboa o ativista e jornalista angolano Rafael Marques, a eurodeputada Ana Gomes e o escritor e jornalista angolano José Eduardo Agualusa.
encontro está marcado para a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelas 10h30 da próxima sexta-feira e a conversa aberta vai centrar-se na situação de direitos humanos em Angola, em particular, na liberdade de expressão. Venha fazer parte!
O quê: Conversa Aberta sobre os direitos humanos em Angola
Quando: 6ª feira, 18 de setembro, entre as 10h30 e as 12h30
Onde: Anfiteatro 6, Edifício Novo da 
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade
Entrada livre

Este evento realiza-se poucos dias após o Parlamento Europeu aprovar uma resolução onde expressa preocupação com o "rápido agravamento" da situação de direitos humanos e liberdades em Angola. O documento denuncia ainda "tentativas incessantes" das autoridades para limitarem as liberdades de expressão, imprensa, reunião e associação.
Rafael Marques é uma vozes que Angola tenta silenciar. Foi condenado, em maio passado, a 6 meses de prisão com 2 anos de pena suspensa por denunciar o negócio dos "diamantes de sangue". A Amnistia Internacional, em particular a secção portuguesa, está a acompanhar o caso - que fará parte da Maratona de Cartas da Amnistia deste ano - e tem documentado de forma consistente as numerosas violações de direitos humanos que ocorrem no país.
É fundamental termos uma palavra a dizer sobre o que se passa em Angola, sobretudo quando Portugal e Angola partilham projetos de cooperação bilateral na área da justiça, no contexto das relações diplomáticas entre os dois países e sendo Portugal atualmente membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Junte-se a nós nesta conversa aberta e assine as petições em nome dos ativistas angolanos que estão a ser silenciados.
Esperamos poder contar consigo,


Teresa Pina
Diretora-Executiva da Amnistia Internacional Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina