sexta-feira, 17 de abril de 2015

Amizade e descendência


Por: Costa Pereira

    

     “Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso”, diz com muita sabedoria a nossa gente. Ao passar hoje o olhar pela página NetBila deparei com um artigo do meu ilustre co-provinciano, o poeta e prosador João de Deus Rodrigues que muito apreciei por me fazer recordar as antigas tradições do meu torrão natal, mas sobretudo por ver enriquecido o meu vocabulário com mais um termo para designar o Compasso ou Visita Pascal que pelos vistos, em Morais (Macedo de Cavaleiros), é conhecido por “ O Dia de tirar o folar”. É bem certo : “Aprender até morrer”. E aos anos que não tinha noticia de sermão de pregador feito do púlpito!

          Mas outro motivo forte me fez apontar para o tema deste post, é que deste amigo e confrade muito estimado recebi recentemente esta simpática mensagem que transcrevo: “Viva, caro amigo Costa Pereira. Espero que esteja bem e que a Páscoa tinha sido bem passada em família. Eu passei a minha na terra da minha esposa, Pedrógão Grande, que o meu amigo também conhece. Lá, a Semana Santa é viva com muita fé, pela população, e muito bonita. Porque já vi que gosta destas coisas da Igreja, envio-lhe, com amizade e um abraço, estas fotos que tirei lá. Cumprimentos, João de Deus”.
 


A.J. Da Costa Pereira          Claro que gosto e por isso aqui estou eu arranjando pé para falar duma região que de facto conheço e dela faço divulgação no livro Nossa Senhora da Graça-Na Fé dos Mareantes. Pena não arranjar tempo para nos encontramos lá, até porque também eu vim conquistar a minha cara-metade no concelho de Leiria, capital do Distrito a que pertence Pedrógão Grande.
 
          São terras de gente boa e por isso de muita fé, que não deixam ficar mal os nascidos no “paraíso terreal” que é Trás-os-Montes. Por isso cá viemos deixar amizade e descendência.



Sem comentários:

Enviar um comentário

E que tal um manifesto para acabar com a pobreza?

Esta malta, a do costume, gosta muito de dar nas vistas. Ora é um manifesto disto ou um  daquilo. Agora, porque está na moda, resolveram jun...