segunda-feira, 20 de abril de 2015

A FESTA DAS MAIAS EM BEJA A 15 E 16 DE MAIO 2015

  
Jorge Lage
A FESTA DAS MAIAS EM BEJA A 15 E 16 DE MAIO 2015

Eu sei que muitos dos que escrevem livros, fazem-no por vaidade ou para alimentar o seu umbigo. Eu faço-o para ser úteis aos outros - às terras e às gentes.
Por isso, quando escrevi «AS MAIAS ENTRE MITOS E CRENÇAS», fi-lo para dar algum sentido a esta mágica celebração cíclica, que assinala a entrada do Verão dos Celtas ou encerra a quarentena do equinócio do Sol.
No meu livro, que está praticamente esgotado, teitei dar alguma visibilidade e força às Maias Alentejanas, quer de Portalegre quer de Beja.
Beja parecia-me ter práticas de celebração que implicavam o colectivo de ruas, enquanto em Portalegre era mais o espontâneo de um pequeno grupo de meninas amigas, das mesmas brincadeiras, que se organizavam elegiam a Maia e os colares e grinaldas apareciam.
Assim, depositei mais esperança em Beja, no coração do Alentejo profundo, parece estar mais virado para iniciativas culturais e tem mais património construído.
Em Beja, basta quase só os rios de tinta cultural e sonhadora que tem feito correr a mítica «Soror Marianna Alcoforado».
- Também os «Alcoforado» perto da minha terra, no coração de Trás-os-Montes, que fabricam o melhor «bolo-podre» que conheço. Próximo da «Boleima» da região de Portalegre.
Voltando a Beja, depois de ali apresentar o meu livro sobre as Maias, em 2013, pelas mãos da Directora da Biblioteca, Paula Santos, e do agente cultural, Leonel Borrela, grande especialista e o maior coleccionador de publicações sobre Soror Marianna, fiquei à espera que fermentasse e com uma «boa levedura da massa» se tornasse um bom pão cultural para os pacenses ou bejenses.
Este ano de 2015, fui alertado pela M.ª da Graça (da Senhora da Graça de Mondim de Bastos) que em Beja já havia um cartaz para as «Festas das Maias de Beja – 2015» e que ocorrerão a 15 e 16 de Maio p.f..
Estou feliz porque a Festa das Maias se celebram um pouco por toda a Espanha e até pela Europa há reminiscências desta tradição clássica e celta, gerando animação, criatividade e sonho. A Galiza tem sido um dos seus expoentes máximos, em que se cruzam a criatividade artística e poética.
Em Beja, para 15 e 16 de Maio, há um grupo cultural, em que entra importantes referências, o Barahona e o Florival, para dar um maior impulso a estas criativas celebrações.
Digo criativas porque basta implicar as escolas, as associações, os bairros ou ruas e a festa começará a fermentar, acima de tudo, e aos poucos virá mais gente a Beja para ver esta tradição. Basta divulgar e a cultura municipal apoiar uma das suas maiores referências sócio-culturais.
As actoras e os que se revêem nesta tradição vão sonhar, crescer e serem felizes. A felicidade deve ser uma das razões supremas da criação humana.
Aguardamos mais boas notícias sobre «As Maias de Beja 2015» ou de outras que ocorram pelo país.
Parabéns aos organizadores!
Jorge Lage

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estátua de Francisco Sá Carneiro, vandalizada em Viseu!

Ontem comemoraram-se os 50 anos do 25 de Abril. No dia anterior, os que defendem apenas a liberdade deles, ou seja, a dos Gulag soviéticos, ...