segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Porque voltamos a um restaurante?

Virgilio Gomes
Parece que a resposta seria evidente: pela comida. Mas nem sempre. Aliás é vulgar ouvir dizer que o mau atendimento provoca a recusa de voltar, mesmo quando a comida é excelente. Curiosamente o tema do serviço de mesa foi alvo de uma crónica que publiquei no site e que continua a ser o texto mais lido. Para relembrar, e voltar a ler, pode clicar aqui. Relembro que as Edições do Gosto, Paulo Amado, realizaram duas vezes o evento Artes da Mesa, fórum para discutir a problemática do serviço de mesa e a ausência de profissionais e também analisar a evolução do conceito de serviço dado a crescimento de locais e as novas preocupações da clientela. Infelizmente não se continuou com estas discussões. Ainda há pouco temo alguém me lembrou uma fantástica expressão dita por Octávio Ferreira, do restaurante Gambrinus em Lisboa: “hoje em dia um bom empregado de mesa é um monumento nacional!”. Questões de orientação profissional? Falta de atrativo profissional? Ou descuida da valorização profissional?


Uma questão sempre discutida:

http://www.virgiliogomes.com/index.php/cronicas/662-porque-voltamos-a-um-restaurante

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