Virgilio Gomes |
Parece que a resposta
seria evidente: pela comida. Mas nem sempre. Aliás é vulgar ouvir dizer
que o mau atendimento provoca a recusa de voltar, mesmo quando a comida é
excelente. Curiosamente o tema do serviço de mesa foi alvo de uma
crónica que publiquei no site e que continua a ser o texto mais lido.
Para relembrar, e voltar a ler, pode clicar aqui.
Relembro que as Edições do Gosto, Paulo Amado, realizaram duas vezes o
evento Artes da Mesa, fórum para discutir a problemática do serviço de
mesa e a ausência de profissionais e também analisar a evolução do
conceito de serviço dado a crescimento de locais e as novas preocupações
da clientela. Infelizmente não se continuou com estas discussões. Ainda
há pouco temo alguém me lembrou uma fantástica expressão dita por
Octávio Ferreira, do restaurante Gambrinus em Lisboa: “hoje em dia um
bom empregado de mesa é um monumento nacional!”. Questões de orientação
profissional? Falta de atrativo profissional? Ou descuida da valorização
profissional?
Uma questão sempre discutida:
http://www.virgiliogomes.com/
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