terça-feira, 19 de agosto de 2014

Costa Pereira - MONDIM DE BASTO - Peregrinação a Nossa Senhora da Graça



Costa Pereira
Portugal, minha terra.
Com a Grande Peregrinação de Setembro encerra a época alta, do Monte Farinha em festa. Este ano, com o seu dia grande no próximo domingo, dia 07 de Setembro, tudo aponta vai ser mais um daqueles eventos notáveis que levam centenas de peregrinos devotos de Nossa Senhora da Graça a subir ao mais sedutor miradouro do norte de Portugal que à região de Basto dá fama. Como vem a ser tradição preside sempre, o bispo diocesano desde que o saudoso D. Joaquim Gonçalves tomou essa iniciativa.

E agora, D. Amândio, seu insigne sucessor com todo gosto partilha e aceita. Se ver o seu bispo diocesano a presidir a uma celebração em qualquer lugar é sempre motivo de regozijo para um fiel cristão dessa diocese, muito mais isso é sentido, se o caso se dá com os filhos da terra onde o facto acontece, e aqui os mondinenses, e em particular os filhos de Vilar de Ferreiros, são exemplo. Mas não discordava em que uma vez por outra se fazesse reviver o que também já aconteceu: convidar figuras do episcopado ou, não, doutras dioceses. E desses casos acontecidos, lembro as peregrinações em que por sua vez presidiram: D. António Ribeiro, Cardeal Patriarca de Lisboa; D. António José Rafael, Bispo de Bragança/Miranda; D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo Primaz de Braga; e D. António de Castro Xavier Monteiro, Bispo de Lamego, mas este, suponho, que na condição de bispo auxiliar do então prelado diocesano de Vila Real, D. António Valente da Fonseca.

Importa é que haja peregrinação e cada vez com mais fieis e devotos de Nossa Senhora da Graça, do que com turistas que também são sempre bem-vindos a um lugar de culto e por isso a exigir respeito e compostura a quem sobe ao topo do Monte Farinha. Venham todos que no próximo dia 07 de Setembro o cartaz festivo, que este ano, com menos tinta.... saiu atempadamente e promete, com:
Confissões - às 08h00. Inicio da Procissão e recitação do Terço - às 10h00. Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano, D. Amândio Tomás - às 11h00. Procissão de Despedida a Nossa Senhora da Graça - às 12h00. A Missa será como de costume transmitida em directo pela Rádio Região de Basto, e a Ordem mantida pela GNR de Mondim de Basto. Uma boa ocasião para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Graça, em Vilar de Ferreiros - Mondim de Basto
Costa Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...