sexta-feira, 18 de julho de 2014

Um passeio até Kuando (ANGOLA)



Por: Costa Pereira
Portugal, minha terra.
As visitas que fiz à cidade de Huambo foram para aproveitar em passeios, sempre que o tempo permitiu; e como digo, há lugares que por inconfundíveis se devem tratar em especial. A albufeira, e a missão Católica do Kuando, a cerca de uns 20 km. da cidade do Huambo estão nesse patamar. Num dos raros cardápios publicitários que das belezas de Angola vi, lá encontrei uma breve referência no guia da Unitel a lembrar que em pleno planalto a albufeira do Kuando oferece praia a quem gosta, mas esqueceu-se de avisar que primeiro deve ser o governo a criar acessos condignos ao local. Fica a reprimenda.
Da albufeira que me disseram era uma central eléctrica dos Caminhos de Ferro de Benguela fiquei com dó ao ver o estado de abandono em que se encontra, é o retrato do País que sendo rico vive pobremente.
Mas acredito que tudo há-de mudar em benefício do bom povo angolano e no caso concreto da albufeira e missão do Kuando. A noticia que vi algures de que recentemente um grupo de 100 jovens da província do Kwanza Sul e membros do governo da mesma região, enquadrados no programa "VAMOS CONHECER ANGOLA", tinham estado de visita ao Kuando, deixa boas perspectivas a quem acredita nos homens de boa vontade, sobretudo na juventude que tem fé e esperança num mundo melhor.
1
Albufeira
2
Nas margens da albufeira
3
Na margem esquerda da albufeira
4
Comportas da barragem
5
Descarga
6
Conduta de água para a central eléctrica, desactivada.
7
Rio Kuando
8
Rio
9
Igreja da Missão Católica do Kuando
10
Os três da vigairada...
11
Interior da Missão
12
A Missão
13
O único sinal de vida que notei na Missão: foi este compartimento pintado de fresco, e igreja aberta ao culto
14
Todo o resto está assim....É pena e lamentável
15
Pelo paredão da albufeira ou barragem do Kuando, se entra e sai da Missão, ou quem quer se vai banhar sem receio dos jacarés
16
Este cruzeiro que fica no inicio da picada que dá acesso ao Kuando pode servir de ponto de referência a quem na estrado do Huambo para o Bié, queira fazer mais uma descoberta dos encantos angolanos .




----------------------
De pessoa amiga o post mereceu um comentário que não desgostei e como cristão sem complexos transcrevo: “A Sagrada Familia Costa Pereira reunida!-Mostra lindas paisagens aqui. Lá estão mais igrejas, engraçado, não imaginava que se preocupassem tanto, aqui, com a religião; mas ainda bem.
Grande expedição esta
!” . Ao mesmo respondi: “Sem o papel desempenhado pelas Missões Católicas o que seria hoje das africanas terras? Pena é que lá como cá muitos se aproveitem da Igreja para proveito seu, ponde de parte os ensinamentos cristãos. Um abração”.
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...