segunda-feira, 14 de julho de 2014

Costa Pereira - Missão do Bongo



COSTA PEREIRA
Portugal, minha terra.

Missão do Bongo
Por: Costa Pereira


Ainda não disse, mas vamos a saber: a missão do Bongo corresponde ao local onde em 1924 os primeiros missionários adventistas do sétimo dia chegados a Angola se instalaram, montando ali diversas infra-estruturas de carácter social quer educacionais quer hospitalares, incluindo templo e residências para os seus quadros.
1
Nesta mansão que foi restaurada propositadamente para temporariamente ser ocupada pelos responsáveis do Projecto de combate à doença de Newcastle, o alemão Dr. Jan Wiesenmller (director) e portuguesa Drª. Gisela Pereira (directora - técnica), passei eu, este ano, como venho a dizer, parte de umas férias que foram as mais sedutoras de toda a minha vida.
2
Mas também incomodado por sentir estar no que foi um lugar desenvolvido e rico, e hoje ver destruído e reduzido a uma pobreza extrema, só porque os homens por teimosia se não entendem
3
Passeando pelo que foi uma zona ajardinada ou cultivada, deparamos com imagens destas
4
Ou destas, que mostra a frontaria da central que gerava energia eléctrica para toda a Missão e hoje só o sol e o luar dão luz ao sítio.
5
Mas para compensar o Criador dá-nos destas maravilhas
6
Ou destas, como o Diogo, muito mais maravilhosas e importantes por filhos de Deus; e oxalá tenham mais sorte do que tiveram os seus antepassados mais recentes, em lutas fratricidas.
7
Desta horta que o Noé mais a Saudade andam a cuidar, se não me esquecer hei-de voltar a falar dela, mas não hoje.
8
Paredes ou muros fora da Missão já é outro mundo....
9

Quero dizer que a uns 700m fora da Missão, precisamente no lugar dito da Pousada e da Pracinha deparamos com esta igreja católica, que merecia por parte dos cristãos e até do estado, mais respeito. É mais um espelho do que ficou da guerra entre angolanos.
10
Num dos passeios à volta da aldeia desloquei-me até à Vila Alegre onde acompanhado pelo Sr. Félix e a Dr. Gisela fomos visitar o Regedor e Soba do sector do Bongo, Sr. Barnabé Celestino que connosco se deixou fotografar, não fosse ele tio do Sr. Fénix, nosso amigo!

11
Papaias
12
Flora do Bongo, muita é medicinal
continua



Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...