quinta-feira, 17 de abril de 2014

COSTA PEREIRA - Ilha da Madeira – a Pérola do Atlântico - VII


Por: Costa Pereira

     Portugal, minha terra.
Como rezam as crónicas, o povoamento da Madeira até finais do Séc. XVI parece ter sido mais orientado para o litoral meridional, “sendo os locais de fixação definidos pelas enseadas adequadas à comunicação com exterior e extensas clareiras aptas à faina agrícola”. Facto comprovado mediante registo coevo das iniciais capelas e oragos para serviço religioso no Machico e Funchal, a que se vão juntando outras em Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Arco da Calheta e Santa Cruz. Em relação a Santa Cruz recorde-se que ao ser criado o município do Machico, em 1515, a respetiva sede ficou inicialmente situada na também hoje designada “Cidade do Aeroporto” ou seja Santa Cruz. 
Separada por cerca de 19kms do Funchal, Santa Cruz deve o seu nome aos primeiros navegadores portugueses que aportaram na vizinha localidade do Machico, em1419. Estes eram acompanhados por missionários católicos que implantavam a Cruz de Cristo em todas as terras onde desembarcavam. Como os demais da ilha, o concelho de Santa Cruz estende-se desde o mar à serra, com a freguesia da Camacha (700m) e parte da do Santo da Serra (550m) a delimitá-lo pelas alturas. Quem bem quiser conhecer toda esta zona da Madeira suba de Santa Cruz ao Santo da Serra, para visitar o parque da quinta da Junta, propriedade do Governo Regional e aberto ao público, onde pode admirar várias espécies de aves e animais, uma reserva de veados, além de belos e bem cuidados jardins, e sobretudo, para de um seu miradouro, desfrutar de majestosa paisagem sobre o vale da ribeira do Machico. Se gosta de praticar golf o campo principal da ilha fica nesta terra que tem Santo António de Lisboa por padroeiro, e também ali aos fins de semana à feira popular, onde os lavradores expõem os seus produtos e no arraial a espetada em pau de louro e o bolo do caco, são a preferência do madeirense. Também a INTEL tem colónia de férias, com ótimas instalações e serviço, em Santo da Serra.
Em distâncias o Santo da Serra fica cerca de 20kms do Funchal, 15 do Pico do Areeiro, 12 do Machico, 12 de Santa Cruz, 7 da Portela e a 10kms da Camacha. Consagrada a São Lourenço, a freguesia da Camacha situada a meio caminho entre Funchal e Santo da Serra, tem no seu Grupo Folclórico da Casa do Povo, o maior embaixador do folclore e etnografia da Madeira; e orgulha-se de, por influência inglesa, ter sido a terra em que pela primeira vez em Portugal, se jogou futebol. Notável pela sua forte tradição agrícola ali ainda hoje se cultivam em grande quantidade os vimieiros que depois de cortados, cozidos e arranjados são transformados nas fábricas locais em verdadeiras obras primas de cestaria e de decoração. Uma rival, em verga, da continental aldeia de Gonçalo, na Guarda.
Distinguida como freguesia em Dezembro de 1676, a Camacha deve o nome a um dos seus primeiros povoadores de apelido Camacho, uma vez que após a sua morte os ocupantes da terra foram obrigados a pagar as rendas à viúva, que passou a chamar-se Camacha. Tanto esta freguesia como a de Santo Antão ou Espírito Santo do Caniço são sítios que ultimamente estão tentados a transforma-se em sedes de concelho.
Após a visita ao comercio local e às levadas da Serra Faial e da Serra Choupana, descer da Camacha para o Funchal em termos de distância e beleza panorâmica é indiferente fazê-lo quer pelo lado do Caniço ou direto à cidade, por São Gonçalo (de Amarante), porque toda a encosta é deslumbrante de cima a baixo.

(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila Real, Oposição e Eleições no Estado Novo

  Lembrete :   Dia 27 de Abril, 16h00, Salão Nobre dos Paços do Concelho:                Apresentação do livro  Vila Real, Oposição e ...