segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

incêndio destroi pintura de josefa-de-Óbidos



Clique para aumentar
Um incêndio no Convento do Buçaco destruiu uma obra da pintora portuguesa Josefa de Óbidos, uma Sagrada Família datada de 1664.
O incêndio que consumiu esta tela barroca deu-se na noite de Natal, a 24 de Dezembro, e terá sido causado por um curto-circuito na instalação eléctrica da igreja.
A Fundação Mata do Buçaco lamentou em comunicado esta sexta-feira "a perda de uma obra única, num acontecimento imprevisível". O comunicado acrescenta que a pintura "é um dos mais valiosos quadros de arte sacra existentes no Convento de Santa Cruz do Buçaco e ficou totalmente destruída após o incêndio" que deflagrou na capela lateral da igreja. O património do Convento do Buçaco pertence ao Estado português e a sua gestão está nas mãos da fundação desde 2009.
Para o historiador de arte Vítor Serrão, que em 1991 organizou uma exposição sobre a pintora no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com a destruição da Sagrada Família fica "um buraco negro no contexto da obra de Josefa de Óbidos". A pintura, numa estimativa muito por alto, valerá "no mínimo" 40 mil euros, uma vez que uma Natividade foi vendida por um valor semelhante pela leiloeira Cabral Moncada ainda este ano.
http://www.publico.pt/cultura/noticia/incendio-destroi-pintura-de-josefa-de-obidos-1618330



Sem comentários:

Enviar um comentário

Cartazes (e programas) oficiais do V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro

  Clique nas imagens para aumentar