terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LÍNGUA CHARRA em Lisboa



Vai ser lançada amanhã, dia 11 de Dezembro, Língua Charra, obra de Pires Cabral, pelas 19H, na Biblioteca Municipal Palácio Galveias, Campo Pequeno, Lisboa.
Será seu comentador Ernesto Rodrigues, professor da Universidade Nova de Lisboa

                                        LÍNGUA CHARRA

               Transcreve-se da badana:
                «Com as suas quase 23 mil entradas (muitas delas desdobrando-se em múltiplas acepções), esta é sem dúvida a mais completa recolha de vocabulário popular trasmontano e alto-duriense publicada até hoje.
                Língua Charra – Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro é, por um lado, um apanhado de todas as obras congéneres a que o Autor teve acesso, desde o labor pioneiro dos filólogos da Revista Lusitana, até às compilações em livro de Adamir Das / Manuela Tender; Jorge Golias / Jorge Lage / João Rocha / Hélder Rodrigues; Jorge Lage; Rui Guimarães; e Vítor Fernando Barros, entre outros, a quem se presta aqui homenagem. Por outro lado, tem uma base sólida na memória e experiência do Autor, nascido em meio rural e desde sempre apaixonado pela linguagem popular.
                Num número muito significativo de entradas questiona-se a etimologia, faz-se relacionação intervocabular e adicionam-se elementos e comentários que permitem uma melhor compreensão. Para além disso, ilustram-se com milhares de abonações, retiradas quer de obras literárias, quer do adagiário, cancioneiro, devocionário e romanceiro populares.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Criminoso russo assenta propaganda na aldrabice

  Além dos aspectos históricos (a primeira Rússia  foi fundada na região de Kiev), percebe-se por este mapa porque é que o abutre russo, o c...