terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Dois livros, dois autores (transmontanos), foram noticia




«MEMÓRIAS DA MARIA CASTANHA» NO PORTO



AQUILINO RIBEIRO SORRIU-ME NA CASA DA BEIRA ALTA DO PORTO

A Casa Regional da Beira Alta, no Porto fica no 1.º andar do n.º 147, da rua Santa Catarina, bem no coração da cidade tripeira. Este ano, por amizade com o escritor Antonino Jorge, da serra de Montemuro, fui convidado para ali apresentar o meu livro «Memórias da Maria Castanha», para abrir o apetite ao magusto tradicional anual. Tem esta Casa amplas instalações próprias e bem amplas, decoradas com quadros e fotos mais das terras beirãs. O que mais me cativou na Casa, para além da muita simpatia dos anfitriões amigos, foram as fotos ou quadros do que noticiou que no «Codessal havia tais colossos…» (castanheiros gigantes), o vigoroso beirão, Aquilino Ribeiro. A Casa, fundada em 1956, foi visitada pelo Mestre Aquilino, seu patrono, uns escassos dias antes de partir deste mundo, como o documento algumas fotos.





RECOLHA ETNOGRÁFICA


A. M. Pires Cabral




LÍNGUA CHARRA, REGIONALISMOS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

O Dr. A.M. Pires Cabral é um daqueles escritores portugueses que na qualidade de transmontano há já muito que seu nome emparceira com os maiores co-provincianos seus, nascidos no "Reino Maravilhoso" que Torga batizou para distinguir as origens de Junqueiro, de Trindade Coelho, do Abade de Baçal, Barroso da Fonte, Bento da Cruz, Padre Fontes, e outros nomes grandes das letras lusas. Natural de Chacim, Macedo de Cavaleiros, Pires Cabral é licenciado em Filosofia Germânica pela Universidade de Coimbra, e como homem de cultura galardoado com distinções notáveis, como Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Na passada quarta-feira, dia 11, o autor de "Sancirilo" desceu de Vila Real à capital deste "Jardim à beira mar plantado", para, no palácio das Galveias, lançar mais uma das suas muito lidas e apreciadas obras. Desta vez foi "LÍNGUA CHARRA, Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro", dicionário em 2 Volumes, que merece ser lido e consultado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

CONVERSAS DE VIAGENS

                             LAGOAÇA  e  FORNOS - vista aérea Por  JORGE  LAGE Graças à sólida grata amizade com Armando Palavras tenho re...