Cerca de 50% da população do Mussulo tem menos de 20 anos. A Consaúde decidiu apostar nestes jovens e lançou o projecto Aldeia das Artes, cuja festa de Natal reuniu 2.500 crianças.
Quando a empresa Consaúde olhou para o Mussulo, viu mais do que um paraíso às portas de Luanda, com um extenso areal, palmeiras à beira mar plantadas e águas mornas. O cenário idílico pode facilmente esconder os problemas com o fornecimento de água potável e energia eléctrica, o saneamento básico e a recolha de resíduos sólidos. Tal como o facto de cerca de 40% das crianças estarem fora do sistema de ensino primário e não haver uma escola para os alunos que terminam a oitava classe.
Muitos jovens deixam de estudar porque os pais não têm meios de os enviar para Luanda todos os dias, pelo que ficam mais vulneráveis ao álcool, exploração sexual e dependência de drogas. A população, estimada em 12.600 habitantes (50% dos quais jovens com menos de 20 anos), vive sobretudo da pesca, da agricultura de subsistência, da prestação de serviços domésticos e do transporte de pessoas e bens, sobretudo ao fim-de-semana, para a praia.
http://sol.sapo.pt/Angola/Interior.aspx?content_id=95561
Sem comentários:
Enviar um comentário