segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Mulher que venceu Don Juan

alt
A Mulher que Venceu Don Juan,
de Teresa Martins Marques, da Editora Âncora
Não, não mudei o caminho das minhas crónicas habituais. Leiam até ao fim e vejam como vamos encontrar comida na sua excelente execução.

   
Virgilio Gomes
O título da crónica é também o título de um livro que foi lançado em Lisboa, a 7 de dezembro, estando eu já na fuga habitual aos rigores do inverno, e aproveitando para deixar de ver e ouvir os dramáticos noticiários televisivos. A sua autora é Teresa Martins Marques, de quem tenho a sorte de ser amigo, e a certeza de que também ela é minha amiga. Em vésperas de eu partir ainda teve tempo de me entregar o livro na Pastelaria Versailles onde acompanhámos um chá com uma fatia de Bolo-rei. O livro revelou-se numa forma original como folhetim no FaceBook, e agora em livro. O seu conteúdo, ficcionado com muitas realidades, remete-nos para questões de vivência familiar e social, diferentes tipos de violência, problemas de retaguarda complexa e aparência dúbia que todos nós conhecemos mas que raramente queremos esclarecer. Onde há verdadeiras vítimas. Raramente temos coragem para identificar e enfrentar os falsos Don Juans, ou melhor, não queremos assumir as patologias dos outros que envolvem dramas emocionais. E vivemos num mundo de muitas hipocrisias. Este livro não é de uma escrita “feminista” mas os relatos de uma mulher que descreve outras, mas heroínas. Um livro para todas as mulheres e todos os homens esclarecidos. Ou, quem sabe, os ajude a esclarecer.
Uma forma de terminar bem 2013 ou começar melhor 2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quatro mulheres israelitas fazem História na Força Aérea

  Quatro mulheres israelitas, fizeram História na Força Aérea, ao participarem, na noite de Sexta-Feira, no ataque aéreo ao Irão, como nav...