Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas realiza XVI Fórum de Apoio ao Doente Reumático
Realiza-se nos dias 25 e 26 de Outubro, a partir das 09h00, no Auditório da Associação Nacional de Farmácias (ANF), em Lisboa, o XVI Fórum de apoio ao doente reumático que, sob o tema “Doenças Reumáticas, de volta à normalidade”, pretende promover a discussão e apresentar as doenças reumáticas, não como fatalidades inevitáveis, mas como realidades que se podem e devem modificar, apesar da grande prevalência e impacto que estas têm na vida dos doentes.
Composto por várias mesas redondas, distribuídas pelos dois dias de evento, o Fórum conta com a presença de inúmeros especialistas, de diversas áreas, que vão discutir a intervenção, em diversos aspetos e áreas, que pode contribuir para a melhoria da vida e da funcionalidade dos doentes reumáticos.
A importância do diagnóstico precoce, do tratamento da dor e da inflamação, a promoção do exercício físico e da atitude e a abordagem à prevenção da depressão na doença crónica e a importância da adaptabilidade na família, escola e na cidade são alguns dos temas em destaque no primeiro dia da iniciativa. Haverá ainda tempo para a apresentação do voluntariado na LPCDR e do projeto PARE, da responsabilidade da Comissão Permanente de Pessoas com Doenças Reumáticas na Europa da EULAR.
Para o segundo dia da conferência estão reservadas as palestras mais focadas no trabalho, na adaptabilidade e ergonomia, bem como nos exemplos de boas práticas de algumas empresas em Portugal. O XVI Fórum de Apoio ao Doente Reumático termina com a apresentação do Portugal Apto, um projeto de intervenção social, liderado pelos reumatologistas Augusto Faustino e Luís Cunha Miranda, que pretende dar resposta a um dos principais problemas de saúde pública e saúde social do nosso país, as Doenças Reumáticas e Doenças Músculo-esqueléticas e a relação com o trabalho. “É imperioso demonstrar que a manutenção do trabalho é um bem essencial para o doente reumático, mas que para o conseguir de forma efetiva e sem que este se constitua numa agressão suplementar para o indivíduo doente, muito se terá de fazer para modificar a atual realidade do enquadramento profissional e laboral das doenças reumáticas em Portugal”, refere Augusto Faustino, que é também Presidente da Direção da LPCDR.
Da Comissão de Honra do XVI Fórum de Apoio ao Doente Reumático fazem parte o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, o Diretor Geral da Saúde, Francisco George, a Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República, Maria Antónia de Almeida Santos, o Presidente do INFARMED, Eurico Castro Alves, o Diretor Nacional do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Madeira Serôdio, o Presidente da APIFARMA, João Pedro de Almeida Lopes, o Presidente da Associação Nacional de Farmácias, Paulo Duarte, e a Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Viviana Tavares. Entre os convidados que confirmaram a sua presença até ao momento contam-se o Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Armando Malcata, da Direção da Associação Nacional de Farmácias, Filipa Duarte Ramos, e a Vice-presidente do Instituto da Nacional para a Reabilitação, Deolinda Picado.
A cada momento cerca de 2,7 milhões de portugueses, 1 milhão e 700 mil mulheres e 970 homens, sofrem de algum tipo de queixas reumáticas, o que equivale a 25,7% da população.
As doenças reumáticas são as mais frequentes nos seres humanos e continuarão a sê-lo por causa do aumento contínuo da população mundial e, sobretudo, do envelhecimento. Alertar a população para estas doenças é urgente porque podem decorrer durante anos sem sintomas.
Sobre as Doenças Reumáticas:
As doenças reumáticas são as doenças e alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Há mais de uma centena de doenças reumáticas, cada qual com vários subtipos, onde se incluem as doenças inflamatórias do sistema musculoesquelético, do tecido conjuntivo e dos vasos, as doenças degenerativas das articulações periféricas e da coluna vertebral, as doenças metabólicas ósseas e articulares, as alterações dos tecidos moles periarticulares e as doenças de outros órgãos e/ou sistemas relacionadas com as anteriores. As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crónicas e atingem pessoas de todas as idades. As mulheres, sobretudo a partir dos 65 anos, são quem mais sofre com as doenças reumáticas.
Sobre a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas:
A Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas é uma instituição de âmbito nacional que tem como principais objetivos auxiliar todos os que sofrem destas doenças, contribuir para a sua integração na sociedade, colaborar com outras organizações internacionais suas congéneres e contribuir para a criação e manutenção de centros especializados de diagnóstico, tratamento e recuperação do doente reumático.
Informações adicionais: LPM Comunicação
Ed. Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H - Escritório 49, 1800-282 Lisboa
De Jornal do Norte para Tempo Caminhado

Sem comentários:
Enviar um comentário