terça-feira, 23 de outubro de 2012

De Bragança a Montalegre, Exposição itinerante Educação+financeira - LEO farmacêuticos - Manuel Maria Carrilho lança livro em Viseu - 3º Seminário Internacional do património agroindustrial

 
Exposição itinerante Educação+ Financeira
De Bragança para Montalegre

Depois de Setúbal, Montemor-o-Novo e Bragança, a exposição interativa Educação+ Financeira, que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Universidade de Aveiro (UA), promovem, através do Projecto Matemática Ensino (PmatE), estaciona vai estacionar em Montalegre (Vila Real), nos próximos dias 23,24 e 25.
O projeto Educação+ Financeira é uma exposição itinerante e interativa de educação financeira, que vai levar a mais de duas dezenas de localidades, pelo terceiro ano consecutivo, jogos e conteúdos didáticos relacionados com as questões financeiras com que deparamos no dia-a-dia.
A Caixa Geral de Depósitos e a Universidade de Aveiro, através do PmatE (Projecto Matemática Ensino), reeditam, pelo terceiro ano consecutivo, a exposição de literacia financeiraEducação+ Financeira, destinada a ajudar os mais jovens a adquirir os conhecimentos e as competências essenciais a um desempenho consciente, esclarecido e responsável na hora de tomar decisões de índole financeira.
A edição deste ano arrancou no início do mês em Setúbal, na Escola Básica 2,3 de Bocage, onde esteve aberta ao público durante três dias (de 2 a 4 de outubro), e contou com uma conferência subordinada ao tema “Sensibilizar para a Educação Financeira: dinâmicas locais”, no passado dia 3.
Composta por três módulos com jogos interactivos e conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino (do primeiro ciclo até ao ensino secundário), segue, na próxima semana (de 23 a 25 de outubro), para Montalegre, onde poderá ser visitada das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, na sede do agrupamento de escolas local.
A par da exposição, vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal receberá, também, no dia 24; ás 21 horas, uma conferência “Educação financeira: é Comigo?”, que será proferidapor Sérgio Cruz, do Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro.
O projeto Educação+ Financeira chegou a 30 000 jovens, aproximadamente, em dois anos de existência e já esteve em cerca de quatro dezenas de cidades, do Minho ao Algarve.
Além da exposição interativa de educação financeira que vai percorrer o país até abril do próximo ano, levando especialmente junto dos mais novos (dos sete aos 17 anos), mas, também, do público em geral, vários conteúdos e jogos educativos relacionados com as questões financeiras com que todos nos vemos confrontados no dia-a-dia, estão previstas conferências, colóquios, mesas redondas e workshops sobre temas financeiros, a realizar, um pouco por todo o país e de acordo com as solicitações.

PROGRAMA

MONTALEGRE | Sede do agrupamento de escolas
Visitas: 23, 24 e 25 de outubro 2012
09h30 – 13h00 e das 14h00 – 17h30
CONFERÊNCIA | Auditório da Biblioteca Municipal
24 de outubro | 21h00
“Educação Financeira: é comigo?”, por Sérgio Cruz, PmatE/Universidade de Aveiro

Para mais informações, é favor contactar:
José Carlos Maximino
Gestor de Projetos e de Comunicação
Universidade de Aveiro | PmatE
96 347 22 10
Ou
Luís Goldschmidt
Assessor de Imprens
Caixa Geral de Depósitos
217 905 378 – 96 300 16 80

 
De 23 a 29 de Outubro, em Lisboa, Fundão, Porto e Coimbra
LEO FARMACÊUTICOS PATROCINA CICLO DE CONFERÊNCIAS
FARMACÊUTICOS REFORÇAM CONHECIMENTOS SOBRE PSORÍASE

*Doença afecta mais de 250 mil portugueses, mas apenas metade recebe tratamento adequado.

A Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão, da Associação Nacional das Farmácias (ANF), está a organizar um ciclo de conferência sobre a Psoríase, patrocinado pela LEO Farmacêuticos. No âmbito do Dia Mundial da Psoríase que se assinala este mês, serão realizadas entre 23 e 29 de Outubro um ciclo de conferências dedicado ao tema da psoríase que visa sensibilizar os farmacêuticos e restantes elemento da equipa das farmácias para a necessidade de prestar mais e melhores cuidados aos doentes com Psoríase, tendo como objectivo  promover a melhoria da sua qualidade de vida, nos diversos contextos (pessoal, profissional e social).
“O que é a Psoríase”, “Manifestações clínicas da Psoríase”, “Impacto da doença na qualidade de vida”, “Tratamentos disponíveis”, “Cuidados em situações especiais: verão, depilação, stress”, “Falta de adesão à terapêutica: causas e consequências” e “Novas evidências no tratamento da Psoríase” são os conteúdos programáticos destas sessões, com duração de 2h30, que contam com a presença de alguns dos melhores dermatologistas do país.
Estarão assim em discussão os principais problemas associados à psoríase, uma doença que afecta cerca de 250 mil pessoas em Portugal e sobre a qual estudos mostram que apenas metade dos doentes psoriáticos recebem tratamento adequado.
As primeiras conferências realizam-se, amanhã, às 20h30, em Lisboa , no auditório da ANF, com  o Prof. João Maia e Silva, da Faculdade de Medicina de Lisboa, e no Fundão, no Hotel O Alambique de Ouro, com a dermatologista Dra. Helena Melo, respectivamente. Segue-se no dia 24, em Coimbra, no Auditório Bissaya Barreto, com o Dr. Hugo Oliveira, dermatologista no Hospital Universitário de Coimbra, e, no dia 29, Dia Mundial da Psoríase, no Porto, no Auditório da ANF, com a presença do Dr. Paulo Varela, dermatologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. As conferências iniciam-se às 20h30

Sobre a Leo Farmacêuticos

“Ajudar as pessoas a ter uma pele saudável” é a missão da empresa dinamarquesa LEO Pharma, laboratório de referência a nível mundial da área da Dermatologia. Fundado em 1908, pelos farmacêuticos Anton Antons e August Kongsted, está actualmente presente em mais de 100 países, assumindo ao longo de mais de um século de existência um papel de vanguarda na área da investigação científica.
Propriedade da Fundação Leo, criada em 1983, é a única farmacêutica do mundo com este modelo de gestão, onde a totalidade dos lucros são canalizados para a investigação e desenvolvimento de novos produtos. Foi a primeira empresa, fora dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, a produzir penicilina, especializando-se, hoje em dia, nas áreas da Dermatologia e da Trombose, onde tem conseguido resultados notáveis com fármacos de uso humano eficazes e inovadores. Psoríase, eczema, infecções da pele e tecidos moles e coagulação são as áreas terapêuticas por excelência de intervenção da LEO.
Actualmente tem em todo mundo mais de 5.000 colaboradores, especializados a trabalhar em investigação e desenvolvimento, produção e venda dos seus medicamentos. A LEO Pharma está presente em Portugal desde 1997 através da subsidiária Leo Farmacêuticos, com sede em Lisboa e uma delegação no Porto.

Para mais informações, contacte por favor:
Natália Teixeira
ICE IBERICA COMUNICAÇÃO
Pç Filipa de Lencastre, 22 – 1º esq.
Salas 20-21
4050-259 Porto
Tlf: 220 178 845
Tlm: 935 871 005

 



Obra reúne os vinte livros publicados entre 1982-2012
MANUEL MARIA CARRILHO LANÇA “PENSAR O MUNDO”
NO MONTEBELO VISEU HOTEL & SPA

No próximo dia 26 de Outubro, às 21h30, será lançado, no Montebelo Viseu Hotel & SPA, o livro “Pensar o Mundo (Obras 1982-2012)”, de Manuel Maria Carrilho, num evento com entrada livre.
“Pensar o Mundo” reúne e apresenta, em sequência cronológica, os vinte livros publicados por Manuel Maria Carrilho no decurso das últimas três décadas (1982-2012). Trata-se de uma obra marcada pela abordagem dos grandes temas e problemas da contemporaneidade, fundamental no panorama do pensamento e da cultura portuguesas.
O autor, conhecido pela originalidade das suas ideias filosóficas e pela sua ligação à política e à cultura, foi ministro da Cultura entre 1995 e 2000. A perspectiva de inscrever sempre a cultura no coração da política, e de conferir à ação política uma matriz cultural, está na base de boa parte das ideias que defende nas suas obras. Nelas o leitor poderá encontrar investigações que debatem a problemática da transmissão e do ensino da filosofia, a formulação de teses que convocam as grandes linhas do pensamento contemporâneo, a enunciação filosófica do perspectivismo, estudos sobre a retórica e a argumentação, bem como um conjunto de reflexões em que o autor procura analisar e compreender o devir e as contingências do mundo no século XXI.
A isto acresce o estilo cristalino da escrita do autor e a forma estimulante como é capaz de cativar — seja pela inserção dos assuntos abordados no seus contextos problemáticos ou pela pertinência dos seus desenvolvimentos — aqueles
com quem partilha a aventura da problematização, da interpretação e da compreensão do mundo.
A apresentação desta obra de Manuel Maria Carrilho vinca a vocação do Montebelo Viseu Hotel & Spa para este tipo de eventos. Pela unidade 5 estrelas da Visabeira Turismo já passaram consagrados escritores de que é exemplo António Lobo Antunes. Ainda recentemente foi apresentada a obra “Agostinho Neto e a Luta de Libertação de Angola, 1949-1974”, por ocasião no nonagésimo aniversário do nascimento daquele que foi o primeiro Presidente da República Popular de Angola.

Para mais informações, contacte por favor:
ICE IBERICA COMUNICAÇÃO
Natália Teixeira - 935 871 005

De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ainda e sempre a imigração