quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Costa



 
No passeio que fiz recentemente a Trás-os-Montes, e na ação promovida pelo Município de Vila Real, pelo Grémio Literário Vila-Realense e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, acompanhei as homenagens que foram feitas a marcas e locais de referência em Vila Real. Mais uma vez tenho que citar o meu Amigo Elísio Amaral Neves, grande regionalista, e responsável por este programa de exceção.
O primeiro dia foi muito cheio começando pela Água do Marão, seguindo-se uma homenagem a Dona Maria Celeste Carvalho Pipa, fundadora do restaurante Espadeiro e que criou a receita de “Joelho da Porca” e depois a homenagem a Dona Maria Fernanda Viana Brito pela fundação do restaurante Chaxoila e a sua receita das “Tripas aos Molhinhos”.
De véspera eu já estivera no Restaurante Grill O Costa, porque gosto da carne que habitualmente serve, e porque sabia que iria, também, ser homenageado o seu proprietário. O Senhor Joaquim Augusto Fonseca Costa, estabelecido com este restaurante desde 1994, transformou-se num verdadeiro “embaixador” da Carne Maronesa DOP, “Carne de cor rosa-escura (vitela) a avermelhado-escura (vaca), obtida a partir de animais de Raça Maronesa. Tem uma suculência extraordinária”, conforme se pode ler no último Guia de Compras de Produtos Tradicionais de 2011, editado pela Qualifica. Para saber mais sobre esta carne, clique aqui.

(Elísio Amaral Neves fazendo discurso de elogio ao Senhor Costa
 
Depois de chegar ao restaurante, quase recusei ver a ementa. Aproveitem e vejam o Menu no site do restaurante. Eu fui lá porque queria carne Maronesa, apenas grelhada, e com legumes salteados. Isto acontece-me cada vez mais vezes. Quando guardo boa recordação de um produto/confeção volto a esse restaurante expressamente para satisfazer essa vontade. A carne é excelente e fica sempre preparada no ponto. As doses são exageradas, à boa moda do norte, e com jeitinho, ou sem precisar dele, a carne irresistível, lá se termina. Pedi um pedaço da aba, com osso. Ou rodião. Quando a carne é boa, não precisa de ser do lombo ou da vazia. Para mim a melhor carne é sempre aquela que está agarrada ao osso. Vejam como deixei o meu prato! Pode-se dar melhor elogio à carne?
O Senhor Costa é uma pessoa afável, discreta e com a preocupação de bem servir, e que se soube acompanhar por uma equipa que funciona tranquilamente. Chegado ao restaurante quis-me mostrar a sua última novidade para a fixação de clientes nesta época de crises apregoadas. Muitos dos leitores ainda se devem lembrar das placas com “furos” que havia em cafés e pastelarias. Pagava-se um preço fixo, furava-se a placa nos locais indicados, e a sorte ditava o prémio. Saía uma bolinha e, conforme a cor, tenha-se direito a um prémio. Habitualmente eram chocolates e havia o primeiro prémio que era uma caixa com bombons de chocolate. Ora, aqui, os prémios não são chocolate. São um desconto na fatura. Os descontos vão de 3 a 20%...! E não se paga pelo furo. Basta a fatura ultrapassar os treze euros por pessoa!
Restaurante Grill O Costa
Bairro de Vilalba
Rua Doutor Sousa Costa, 16 – r/ch
5000-552 Vila Real
Telefone 259 321 988. Encerra apenas domingo ao Jantar.
© Virgílio Nogueiro Gomes
atualizado em Sexta, 10 Agosto 2012 10:59
 

Para Saber mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cartazes (e programas) oficiais do V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro

  Clique nas imagens para aumentar