sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cartas da Terra - Mark Twain


Mark Twain abre estas Cartas da Terra com uma espécie de cientista meio louco, meio distraído. Não é o Twain de um Huckkberry Finn, onde a escrita atinge o grau de perfeição. Este, é um escrito incompleto, um rascunho cheio de excursos demasiadamente extensos, por vezes despropositados, que desconcentra o leitor do essencial do trabalho.
Escrito em finais de 1909, um ano antes da sua morte, este esboço nunca publicado em vida do autor, é um escrito sobre Deus, a Bíblia, a natureza humana e as paradoxais e contraditórias crenças religiosas da raça humana.
A criação do homem, dos Animais e do Mundo, governados por uma imutável e idiota Lei da Natureza, são aqui esbulhados como experiência de um cientista quase louco e cómico. Um Criador que nunca se aproxima das suas criações, a não ser para lhes fazer alguma maldade; um Criador insano, com uma evidente falta de lógica (e ética) imprópria de Deus.
No início do escrito Twain descreve o Criador sentado no trono, com o Conselho de anjos a seus pés. E no momento seguinte, arrebata o leitor com a imagem magnífica da criação do Universo. Tudo o mais que se segue é muito pastoso e remelento. Salva-se neste texto incompleto, a visão de Twain sobre a condição humana e agudeza critica sobre a Bíblia, as religiões, e sobre Deus, que é transmitida por Satã, em cartas que envia da Terra aos seus pares do Conselho. É uma visão satírica, sarcástica e dramática.

Armando Palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...