Os antigos gregos ofertavam aos seus mortos bolos, leite e vinho. Seduzidos por uma ilusão mais requintada, senão mais sensata, nós ofertamos-lhes flores e os nossos livros.
PROUST, Marcel, Os Prazeres e os Dias, Editorial Estampa, Lisboa, 2010, p. 11.
António Neto, colega dos longínquos tempos da escola primária, Amigo e conterrâneo, abordou-nos no sentido de lhe prestarmos colaboração, em termos culturais, para a festa anual de Nossa Senhora das Graças de Lagoaça. Rebuscou-se e alvitrou-se ideia antiga; os textos apareceram e a colectânea nasceu. E assim se fez desta, o culminar das comemorações (que germinavam na mente do António) dos 725 anos da atribuição do foral[1] à freguesia.
Marão |
Pretendem os promotores da iniciativa distribuir por toda a Província Transmontana uma edição de 10.000 livros.
Além desta, vão imprimir uma edição especial de capa dura, impressão a baixo-relevo, forrada a tecido e apresentada em estojo/caixa para o efeito. Esta, com o número exacto dos colaboradores, é uma oferta da organização (juntamente com um alfinete de lapela em prata com o símbolo lendário da freguesia) aos colaboradores que graciosamente nos enviaram o seu trabalho. Todos os exemplares serão assinados pelos colaboradores. Pretende-se personalizar a colectânea, para que esta pertença a todos os que nela intervieram e não a alguém em especial.
Segue-se a lista definitiva e corrigida dos autores:
Sem comentários:
Enviar um comentário