segunda-feira, 6 de maio de 2024

Escravatura - o lado certo da história

 


Quem anda para aí a alardear sobre a escravatura, aconselha-se a leitura deste livro, editado em 2023. Fundamentado em fontes diversas, Bernard Lugan, fornece-nos uma síntese sobre as origens da escravatura africana, argumentando com bastante clareza, sobre o colonialismo como causa do fim do tráfico de escravos. Aliás, foram as próprias potências coloniais que desenvolveram esforços para acabar com os esclavagistas árabo-muçulmanos que praticaram o comércio esclavagista, apoiado pelos próprios potentados africanos, oito séculos antes das viagens dos portugueses. Destrói vários mitos sobre o tema, e ilustra o volume com boas fotos e uma vintena de mapas explicativos.
 

É aliás elucidativa a imagem escolhida para capa do volume, uma pintura de Jean-Léon Gérôme, "O mercado de escravos" (1866): Uma escrava branca a ser observada pelos esclavagistas de tez morena.
Desta escola orientalista, podem referir-se outros autores que relataram esta realidade das mulheres europeias raptadas nas costas do Mediterrâneo e vendidas como escravas pelos esclavagistas árabo-muçulmano:


                           Giulio Rosati (1858-1917) - Inspecção de novas cativas


Giacomo Mantagezza (1853-1920) - Jovem europeia apresentada aos compradores pelo comerciante de escravos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sacramomentos

 Acaba de sair novo livro do escritor transmontano, Flávio Vara. Poesia a sério!