sábado, 6 de janeiro de 2024

Monumento a Francisco de Pina

 

Somos os nossos próprios inimigos. Damos 34 milhões de Euros para um “museu da libertação” em Angola e ignoramos o monumento com que outro país quis honrar um Português!

O monumento em homenagem ao missionário e letrado Francisco de Pina (1585-1625), estudioso da língua vietnamita, único missionário ocidental que a falava fluentemente (pregava em vietnamita), foi uma doação da Fundação Vietnamita para a Escrita Latina à Guarda, cidade que o viu nascer. A memória do seu trabalho perdura no Vietname onde estará sepultado.

A língua vietnamita usa habitualmente uma derivação dos caracteres chineses. O alfabeto latino veio grandemente facilitar não só a cristianização como também a aprendizagem da leitura e da escrita, ao mesmo tempo que tornou a língua acessível a estrangeiros.

O missionário português fundou uma escola e uma igreja em 1623 e compilou um dicionário, trabalho que o seu discípulo Alexandre de Rhodes continuou. É considerado um tesouro precioso criado por jesuítas do século XVII.

O monumento do artista vietnamita Nguyen Huy Anh foi fundido em cobre por artesãos vietnamitas e transportado para Portugal a expensas da Fundação. O navio refere-se à Nau de Nossa Senhora do Vencimento em que Francisco de Pina viajou para o Oriente.

A escultura foi inaugurada em Novembro no exterior da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, com a presença de uma delegação de 25 vietnamitas da Fundação da Escrita Vietnamita.

Notícias na imprensa nacional? Viu alguma?

Individualidades portuguesas na inauguração?? Ministro da Cultura Pedro Adão e Silva? Não. Ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho? Não, mas este foi a Angola.

António Aresta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Igreja de São Faustino do Peso da Régua