quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Gala de angariação de fundos



A ASSOPS-Associação de Passos de Silgueiros nasceu em 1987 por transformação em associação particular de solidariedade social de uma outra associação criada em 1978, o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros.

Reunidos esforços, património e entusiasmos obtivemos uma instituição vocacionada para duas vertentes: a social e a cultural.

Na primeira desenvolve a sua ação com o maior profissionalismo e bons resultados através das respostas:

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas;

Centro de Dia;

Centro de Apoio Domiciliário;

Centro de Atividades de Tempos Livres.

O setor cultural, em primeiro lugar ao serviço do setor social, desenvolve a sua ação com base no voluntariado através de:

Um museu etnográfico – O Museu de Silgueiros;

Uma biblioteca especializada em etnografia e história local;

Um grupo etnográfico denominado Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros;

Um grupo de cantares denominado TunaNova;

Um grupo de zés-pereiras, denominado “Os Águias”.

Os dois setores vivem em perfeita harmonia, tendo construído um património notável – tangível e intangível – com a ação do segundo na dinamização para a cooperação de inúmeros e dedicados voluntários.

No passado mês de outubro, a ASSOPS encerrou, temporariamente, o Museu de Silgueiros para realização de obras de ampliação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, requalificação do espaço de CATL e espaço expositivo do Museu de Silgueiros.

Neste momento, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas tem uma lista de espera considerável o que nos obriga a envidar esforços para a sua ampliação e, consequentemente, desalojar o Museu de Silgueiros; quanto ao CATL, é uma valência particular muito apreciada e preferida pelos Encarregados de Educação da nossa área de intervenção que permite ter na nossa aldeia duas salas de aulas de 1.º Ciclo a funcionar em pleno. Sem esta valência, a EB1 de Passos há muito teria fechado portas e os alunos estariam a frequentar escolas de freguesias limítrofes; quanto ao Museu de Silgueiros, que no dizer de muitos estudiosos é um precioso guardião da cultura popular e tradicional beirã, terá de ser deslocado do seu atual espaço, o que também nos traz despesas acrescidas na requalificação de um edifício já existente, contiguo ao atual espaço.

Como são intervenções que requerem recursos financeiros avultados, estamos a empreender algumas atividades de angariação de fundos.

Assim, no próximo dia 9 de dezembro iremos levar a efeito uma Gala Solidária na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

A vossa participação/donativo será, certamente, uma grande ajuda para esta causa tão nobre e que traz prestígio tanto à nossa terra como à nossa cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fatah Sherif, líder do grupo terrorista HAMAS, era funcionário da UNRWA.

    FONTE: https://areferencia.com/oriente-medio/agencia-da-onu-confirma-que-lider-do-hamas-morto-no-libano-era-seu-funcionario/