sexta-feira, 11 de junho de 2021

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS 10 DE JUNHO


DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

10 DE JUNHO

(texto de João Santos Fernandes e imagens adaptadas do GOOGLE)

PORTUGAL FUNDADADO POR MATRIZES ECUMÉNICAS DE LIBERDADE DE PENSAMENTO E RELIGIÃO

 

A primeira Festividade deste dia é em 1880 por Decreto Real de D. Luís I que declara Dia de Festa Nacional e de Grande Gala para comemorar os 300 anos da data da morte de Luís de Camões, ocorrida em 1580. A 29 de Agosto de 1919, através do decreto 17.171, passa a consagrar-se Feriado Nacional o 10 de Junho. A designação DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS implanta-se em 1978, comemorando-se a data também além fronteiras por milhões de emigrantes portugueses e luso-descendentes dispersos pelo planeta, desde o século XV.

Junta-se à Efeméride a evocação do ANJO CUSTÓDIO DE PORTUGAL, com raízes remotas na proto-História da Luxitânia ao Deus Endovélico, cujos LUGARES (raiz da palavra Deus Lug; na Galiza Província de LUGO), por regra sitos em outeiros, passam a ser dedicados, no início da era cristã, ao Arcanjo São Miguel. O ANJO CUSTÓDIO DE PORTUGAL materializa também ancestralidades, desde os Megalíticos de Almendres e Templo do Cabo Sagrado (Sagres) até ao misticismo da Serra de Hermes (Estrela ou Montes Hermínios) e enseadas costeiras marítimas de Santuários, o mais famoso na Praia das Maçãs (Colares), onde navegantes de talassocracias vinham evocar os seus Credos-de-fé, desde Fenícios e Gregos a Romanos e Vikings. No reinado de D. João II o tutor dos seus 2 filhos, Giovanni Cataldo Parisio (Palermo-1455-Lisboa?-1517), sábio Renascentista, era conhecedor do Santuário das «Maçãs das Hespérides» em Colares e, porque dominava o latim, motivou as elites Portuguesas do clero e nobreza para realidades de Angeologia e de rituais da extinta Ordem de Cristo. Após a morte de D. João II, D. Manuel I instituiu, desde 1504, a Festa do Anjo Custódio do Reino, no terceiro Domingo de Julho, após autorização da Santa Sé. O escultor Diogo Pires, o Moço, entre 1515 e 1520, executou, em calcário, a estátua deste Anjo, o qual está no Museu Machado de Castro, em Coimbra. A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, sendo «restabelecida» em 1952, quando inserida no Calendário Litúrgico Português pelo Papa Pio XII, para comemorar o Dia de Portugal a 10 de Junho..

 

O misticismo foi adulterado na II República como DIA DA RAÇA, conquanto aceitável, em contrário, por Matriz Imaterial, para condecorar as Forças Armadas e homenagear os seus Mortos em Combate, porquanto o conceito de RAÇAS nunca fez parte da Matriz Ecuménica do nosso Rito Cristão Sarum, desde 1147 até 1536, data da sua extinção, pela implantação do Santo Ofício. No Plano Imaterial morreram os 11 filhos do Rei D. João III e seu pai, Rei D. Manuel I, que pediu a Inquisição, morre no mesmo dia, 13 de Dezembro, em que a Armada Ecuménica de Fernão de Magalhães chega ao Brasil, em 1520. A Monarquia fina com Rei D. Manuel II, sem descendência.

O exacerbar do conceito RAÇA, ao longo da História, têm alicerçado terríveis GENOCÍDIOS, palavra vinda da Grécia Antiga, onde GENO quer dizer RAÇA e CÍDIO assassinato, mas que os Sábios da Grécia davam a RAÇA o conceito de GENOMA, como nós tipificamos ADN, esquecendo-se a outra vertente, a sua teleacção, ou ARN, que permitiu ao xintoíosmo dos Deuses Ases (Ásia) teorizar a adivinhação no Livro I CHING (KING), posicionando 64 HEXAGRAMAS, quais combinações ATGC/ADN, ou jogá-las no tabuleiro de xadrez hinduísta de 64 Casas, com 32 (16x2) Peças, como que confrontando-se 32 RUMOS da Rosa-dos-Ventos, ou 32 Caminhos da Árvore da Vida, metade material dos 64 Caminhos Totais, ou Planos, do Universo.

Jogar JOGOS DE RAÇAS, na dualidade LUZ-TREVAS, tem custado à Humanidade milhões de vítimas em GENOCÍDIOS. Desde há 2355 anos que têm sido exterminados milhões de Seres Humanos, por falsos ideais, sendo registo histórico os de Alexandre Magno contra os Povos da Pérsia, como testemunham as Ruínas de Persepolis.

 21 PRINCIPAIS GENOCÍDIOS DA HUMANIDADE (estimativa 1 BILIÃO DE MORTOS)

 


Alguns Estados da cena internacional estão a questionar a China acerca do seu Campo de Internamento Xinjiang contra etnias Uigures, Cazaques e Quirguizes.

Nunca tantos cristãos e muçulmanos foram perseguidos, mortos e presos como nos últimos 40 anos, aproximando-se os números de vítimas às que houve em Cruzadas, Inquisição e outras Guerras «Santas». Se fossemos adir Massacres, Crimes de Guerra, Crimes Políticos e acções de barbárie de Serviços Secretos, Polícias Políticas e Guerras Civis, nos últimos 1000 anos, acharíamos mais de 1 bilião de vítimas brutalizadas, sem falarmos em escravaturas diversas, nem todas extintas.

O Mundo das Ideias (Imaterial) avisa o Mundo das Formas (Tese de Platão) das suas acções nefastas, como o fez arrasando Pompeia um ano antes da inauguração do Coliseu de Roma, ou fazendo reinar Reis (Filipe II da Macedónia, Filipe II de França ou Filipe II de Espanha) para rectificarem erros contra a Humanidade, como sejam Alexandre da Macedónia (a.C.) ou Alexandre da Bielorrússia (d.C.). Esta dualidade de Mundos teorizada por Platão e praticada por Aristóteles ao recusar continuar a ser tutor de Alexandre, também foi apreendida por Luís Vaz de Camões, o qual ao encerrar os seus OS LUSÍADAS termina-os com a palavra ENVEJA. Perseguido e censurado pela Inquisição, foi enterrado (1580) em CAMPA RASA (com ele «morreu» a Independência de Portugal), DIA DA MAGNA CARTA de 1215, ratificada a 15 de Junho.

Desde a Luxitânia, conhecida como Terra das Serpentes Ocultas (OPHIUSA) que aqui se transformam novos GENOMAS da Humanidade que vêm do Oriente para Ocidente e retornam aos destinos, deixando por novos ou velhos LUGARES mutações de ADN/ARN, a que vulgarmente chamamos RAÇAS. Tudo isto seria apreendido pela NOVAS GERAÇÕES se a INSTRUÇÃO ESCOLAR de há séculos recentes tivesse sido alicerçada em GRAMÁTICAS HISTÓRICAS dos Estados-Nação presentes na PAZ DE WESTEFALIA (1648), algo que só o BRASIL consumou no início do século XX (falando-se de Língua Portuguesa) graças a Eduardo Carlos Pereira, pela Companhia Editora Nacional de São Paulo (Biblioteca Pedagógica Brasileira). Aqui se estudam como se agrupam as línguas mundiais (classificação genealógica do GENOMA) em 8 FAMÍLIAS: indo-europeia; semítica; khamítica; cafre/bantu; uralo-altaica; malaio-polinésica; dravídica; indo-chinesa. O indo-europeu tem 8 RAMOS, em que o asiático tem 2 SUB-RAMOS, o indico e o irânico, com 6 SUB-RAMOS europeus: itálico, helénico, céltico, germânico, eslavo e lético. O sub-ramo itálico gerou (Raças Alpinas) em 7 LÍNGUAS: português, espanhol, francês, provençal, italiano, romeno e o rético.

 A origem fonética da Línguas é polémica (monogenismo e/ou poligenismo) por eivar-se em teses religiosas, mas a vertente científica (Glotologia) acabará, com o avanço da Ciência, por nos explicar mutações dos Seres Neandertais para a actual Humanidade, onde as principais miscigenações na EURÁSIA originaram as 4 fases da escrita: figurativa, simbólica, ideográfica e fonética. O Paleolítico Superior Luso tem 3 Regiões documentadas (Paleoantropologia): Muge (Homo Taganus-palafitas), Leiria (Vale Lapedo, sepultura com 29 mil anos) e Côa (gravuras rupestres). Os Santuários Neolíticos (megalíticos, cromeleques, necrópoles, antas), antes de Templos e Urbes, estão sitos em LUGARES de riqueza de solos, caça e pesca, correntes magnetizantes (livro THE ANCIENT PATHS, Graham Robb, 2013, www.picador.com) que a Civilização Celta desenvolveu na Europa, completando ensinamentos a Oriente, Egipto e Grécia.

Abraçarem-se posturas RACISTAS, como é exemplo clássico a KU KLUX KLAN fundada (1865) na cidade Pulaski (Tennesse, EUA) é não perceber que o ADN/Raças é mutável, tal como se comportam ESTIRPES COVID-19 ao incubá-las, porquanto, mesmo sem origens laboratoriais, as epidemias da Humanidade comportam-se também em variantes, caso da PESTE NEGRA, desencadeada pela fome da Ásia (1331), transmitida à ROTA DA SEDA e trazida para a Europa (1347) por navios do porto de KAFFA, cidade cercada pelo exército Mongol (sob Jani Beg) que sofria desta epidemia, catapultando cadáveres infectados sobre as muralhas para infectar os habitantes dentro da cidade.

As Caravanas e Exércitos obtinham fortes escravos e saudáveis mulheres ao longo da ROTA DA SEDA porque aqui se miscigenavam Raças, dado que os «circuitos fechados» das Tribos e Clãs da Antiguidade faziam degenerar o Ser Humano, como os casamentos Ibéricos Portugal/Espanha degeneraram as Casas Bragança e Habsburgo (Filipe V foge e casa em França/Bourbons) porque sonhavam ser IMPERADORES DO MUNDO (Luís de Camões teve censura e prisão por versar isso) ou, mais tarde, sonhavam (D. João VI e D. Luís I) com o IBERISMO, censurado pelo Rei D. Pedro V.

Portugal, raiz de Povos Paleolíticos, herdou ADN Neolítico de Ilírios, Sicanos e Lígures (mais antigos documentados), miscigenados com Estrimníos, Sefes (ou Ofis, pela Deusa-Serpente, vinda da Civilização Minóica) e Cempsos (povoaram a Região Cinético/Algarve e fundaram Sesimbra) vindos da Dácia, onde na Canicea (Roménia) integravam Povos Cónios. Mas se a proto-História da Luxitânia é remota (às vezes lendária), a proto-História de Portugal é fácil de narrar com genomas dos principais Povos: Celtas e Celtiberos (Ramo Lusitanos), Fenícios, Hebreus (em navios Fenícios), Gregos, Cartagineses, Romanos, Judeus, Suevos, Visigodos, Muçulmanos (pós Gibraltar em 711), Franceses (escassos no séc. V/VI, fugidos do Laguedoc por lutas entre os Reis Clovis e Alarico II para a actual Catalunha, depois com a Ordem do Templo), Africanos, Meso-Americanos (Brasil), Orientais e Ciganos (Naus da Índia).

Os Reis de Portugal e Leão/Castela têm genomas do Ducado Borgonha (primos Condes D. Henrique e D. Raimundo, Famílias Montbard), casando a filha de D. Afonso Henriques, Teresa ou Mahut (flamengo) com o Conde da Flandres, seu primo.

Evoquemos neste DIA DA MENSAGEM ECUMÉNICA do DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS o DIA 10 DE JUNHO DE 1895, data de NASCIMENTO da cantora e actriz Hattie McDaniel, em Wichita, Estado do Kansas, EUA, símbolo de um RACISMO real e cinematográfico que nem a deixou ser enterrada, como foi seu pedido em 1952, antes de morrer, no Cemitério de Hollywood, ela que fizera amizade com celebridades parceiras como Joan CrawfordBette DavisShirley TempleHenry FondaRonald ReaganOlivia Havilland e Clark Gable. Com os dois últimos recebeu (29 Fevereiro 1940) o Primeiro Óscar para Actriz Secundária (Negra) no filme Tudo o Vento Levou. Jaz no Cemitério Angelus Rosedale, em Los Angeles. Só em 1999 se procurou transladar os restos mortais para o Cemitério dos Artistas, mas os seus parentes não quiseram «perturbar» o seu repouso. Tem DUAS ESTRELAS na Calçada da Fama (cantora e actriz), mas os seus «papéis» eram quase sempre de ama e serviçal.

A Revolução Francesa não quis acabar com a ESCRAVATURA nem implantar a EQUIDADE MULHER-HOMEM, apesar do lema Fraternidade, Igualdade e Liberdade, tão caro à Franco-Maçonaria Especulativa, «enterrada» que estava a «irmã» Operativa. A I República Portuguesa até proibiu as Mulheres de votar e os Homens só o podiam fazer com Instrução Primária, onde figurava quase 80% de iliteracia continental. A II República até viria a agravar a Liberdade da Mulher, proibindo casamentos em algumas profissões e tipificando na Lei submissões (Código Civil) ao seu marido. Hoje ainda andamos com paridades laborais e políticas, mas para quem quer destruir toda a História da Humanidade queimado livros de «autores patriarcais» (uma paranóia) ou destruindo estátuas de esclavagistas (mais de 2000 anos) é bom reflectirmos em 5 PENTAGRAMAS PARADOXAIS da nossa Civilização de Milénios:

·         A Democracia verdadeiramente conceptual do Povo é Grega e durou só de Sólon a Péricles, conquanto teorizada pelo seu «pai» Clístines (565 a 492 a.C.) que a plasmou em nova Constituição de Atenas em 508 a. C.

·         Na Antiguidade o Hinduísmo e o Budismo, com todos os «Orientalismos Espirituais» de Meditação e Templos de Beleza Esóterica, desde então até hoje não acabaram com «racistas» CASTAS ORIENTAIS, nem Lamas e Bonzos fazem Marchas de Paz contra genocídios. Mahatma Mohandas Karamchand Gandhi desistiu de criticar as CASTAS da sua Índia.

·         Os Direitos Humanos (ex-Direitos do Homem e Cidadão) são clamados conforme conveniências de Estados e Partidos Políticos, verificando-se bons e maus ditadores, como instantâneos ou esquecidos massacres, como Cabo Delgado (2017) que levaram 3 anos a ter relevo mundial.

·         O Racismo de Raças Humanas tem sido potenciado, mas, talvez, para fazer esquecer o Racismo Financeiro, Fiscal e Económico que nos leva a concentrar a RIQUEZA DOS POVOS em 1% da Humanidade. É ignóbil tributar os que não têm perdões e paraísos fiscais, off-shores ou sábios em engenharias financeiras e tecelões em prescrições de dívidas.

·         O ostracismo dos Povos aos seus Governantes, as grandes abstenções eleitorais, com destruição das Classes Médias (vivificadas na Grécia Antiga) aumentam todos os ISMOS NEGATIVOS, os quais precisam de ser erradicados com NOVA MAGNA CARTA, se houver ONU ou qualquer G7, G20, G50 ou G100 para isso, ONDE NÃO HAJA DIREITO DE VETO.

            A Sala do Conselho de Segurança da ONU continua exibindo a FÉNIX, mas é preciso o seu RENASCIMENTO, como tentou o Cavaleiro Templário Wolfram von Eschenbach, após a IV Cruzada (1204), na qual Cristãos saquearam Constantinopla, com oposição do seu amigo e filho de D. Afonso Henriques (irmão da Condessa da Flandres), Príncipe D. Afonso Portugal, 12º Grão-Mestre da Ordem dos Hospitalários.

Retirando-se de Jerusalém, envergonhado por estes cristãos das Trevas, para o seu Castelo de Landgrave, intitulou a sua Obra de PARSIFAL, o Ser Humano de Coração Puro que surgirá quando a diversidade perversa das RAÇAS for abolida, até virem de novo SERES CELESTES casarem com as Mulheres da Terra (Génesis, 6), talvez sonho também de Bertrand Russel no seu DECÁLOGO, quais Tábuas de Moisés.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...