quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Milando ou andanças por África, de Paulo Cordeiro Salgado.

António Lopes

Caros amigos,
Desta vez convido-os a se deslocarem à A25A (Lisboa) no dia 21 do presente mês, pelas 17H30 para assistir ao lançamento da obra Milando ou andanças por África, de Paulo Cordeiro Salgado.

Do Autor:

Paulo Cordeiro Salgado nasceu em Torre de Moncorvo em 1946. Foi oficial miliciano na guerra colonial, na Guiné em 1970-1972. É licenciado em Direito e mestre em Gestão e Administração Hospitalar. Trabalhou em diversos hospitais portugueses. Foi cooperante na Guiné-Bissau durante cerca de sete anos e em Angola durante cerca de 6 anos na área da saúde. É autor de diversos textos das áreas da sua actividade, publicados em livros, revistas e jornais, bem como de textos ficcionais. Escreveu o livro Guiné – Crónicas de Guerra e Amor.

Da Obra:

A presente obra é o resultado de diversos contactos nas suas andanças por Africa. E também um regresso às origens.
Diversas andanças se cruzam neste livro: o jovem professor de Trás-os-Montes a quem um forte apelo o chama para um mundo diferente, e que quer ser professor numa aldeia perto da Gorongosa, em Moçambique, nos meados da década de sessenta, e ali priva com as gentes locais; o médico português, miliciano no norte de Angola, em tempo de guerra colonial, onde estreita relações com um grande fazendeiro que lhe narra a sua presença na Primeira Grande Guerra (14-18) e que pretende que a sua neta seja herdeira da fazenda que foi construindo; o guerrilheiro do PAIGC que se tornou médico na ex-URSS, cruzando-se com cooperantes portugueses no País agora independente, contando mil peripécias da sua vida; o pedreiro de uma aldeia de Trás-os-Montes, um resistente de uma vida muito sofrida, grande contador de histórias, que combateu no norte de Moçambique na Primeira Grande Guerra (14-18).
Todas estas personagens têm como pano de fundo o desassossego e a ânsia de viver. 
Apareçam e divulguem!
Abraços,

Sem comentários:

Enviar um comentário