quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

comentário do Comandante de Airbus A340 Jorge Estevez sobre aeroporto no Montijo



Pela relevância da opinião, transcrevo aqui um comentário do Comandante de Airbus A340 Jorge Estevez, acerca das condicionantes e consequências de um aeroporto complementar na BA6-Montijo.

O Comandante foi anteriormente oficial Piloto Aviador da FAP.

"Eu sou desde sempre a favor dessa ideia de Alcochete. Em Portugal as decisões são tomadas como sabemos. Lembro que aquando da OTA também houve um prós e contras então. Representando os pilotos através da APPLA estava o então Cmdt Durval Ribeiro, velho amigo, que disse que os pilotos não tinham sido ouvidos e que a OTA levantava inúmeras dúvidas devido à orografia e meteorologia poderem limitar a Operação. Na ilustre plateia, cheia de VIPs e Srs Doutores Licenciados na ‘importância da minhoca para a cultura da Couve-flor’, reinava a galhofa. Ninguém o queria ouvir, o negócio estava feito e era apenas um detalhe.
E lembro como se fosse hoje que o Sr Cmdt Lima Bastos pediu a palavra e no do alto dos seus mais de 70 anos disse:
‘Os Srs aqui sentados nesta sala estão a rir.... mas se estiverem dentro de um avião prestes a descolar com chuva, vento e Montanhas ao lado ficam logo todos caladinhos.’ e fez o sinal com a mão de ‘medo, cagufa ‘.
A plateia calou-se ao ver que o Cmdt Sénior estava certo. Foi creio eu o fim da opção Montejunto.
Isto foi há mais de 6 anos decerto. Porque ainda não está o NAL a operar já com uma pista em Alcochete como previsto? A Troika dirá alguns mais ingénuos.
E com a racional de não haver dinheiro querem implementar o Montijo como solução complementar, aumentando um pouco a pista e construindo em cima do lodo...
Acho que as pessoas não têm noção do que é um Birdstrike, ou pensam que as pistas são todas iguais ou simplesmente nos querem fazer de parvos.
Estou qualificado em A320, A330 e A340, acabei de aterrar há pouco em Rzeszów, Polónia vindo de Newark USA, passo a vida a voar na Ásia, África, Europa, América do Norte e do Sul, Austrália Nova Zelândia, China, etc.
Somos creio a única Capital de um País Europeu em que o A380 não pode aterrar. Lembro que há muitos anos Lisboa era dos poucos Aeroportos onde o Concorde aterrava.
Interessa a Portugal gastar uma pipa de massa fazendo um Aeroporto complementar no Montijo? Que me lembre apenas um Fiat G91 caiu tendo ambos os pilotos se ejectado com sucesso mas a aeronave causou vítimas. Anos mais tarde foi um A7P que se despenhou na final tendo morrido o ocupante o Capitão Piloto Aviador António Santos do meu Curso.
A área tem pássaros, casas, vilas, que deveriam ser cuidadas porque são de facto um Património que não se deve destruir.
A quantidade de estradas para chegar do Samouco que será necessário construir, a deslocação de Meios, toda uma enorme obra de Engenharia para quê?
1- para gastar muito dinheiro que é de todos numa obra com prazo de validade curto
2- para destruir, perturbar ecossistemas únicos.
3- para entrar em conflitos com aves migratórias.
4- para aumentar a poluição sonora e outra de toda uma comunidade.
É isto mesmo que queremos?
Em Espanha construíram Barajas em fases, operei lá a semana passada e é uma maravilha!
Porque será que em Portugal temos sempre de inventar a roda?
Temos Engenharia, os terrenos são do Estado, a Obra é necessária e urgente, todos os Estudos desde há mais de 50 anos, que não tenham sido encomendados, apontam para Alcochete.
Por mim devia já estar pronta a primeira fase. Agora não nos tentem fazer de parvos por favor.
Fiz inúmeros Estudos de Estado Maior que eram sérios. Existe uma coisa chamada análise APA. Adequabilidade, Praticabilidade e Aceitabilidade.
Um Estudo acerca deste assunto obriga a muitas consultas sem dúvida, mas no fim o Documento final tem de ser legível e não ter conclusões enviesados ou pressupostos errados ou incompletos.
Se têm problemas poupem dinheiro ao Erário Público e encomendem um Estudo aos 3 Ramos das Forças Armadas.
Afinal qualquer Major o saberá fazer de forma responsável.
Esconder informação, encomendar estudos, manipular os Media é típico de um País de Terceiro Mundo gerido por uma Seita que coloca os seus interesses acima do Interesse Nacional.
Portugal merece mais. E nós também!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.