segunda-feira, 8 de outubro de 2018

ENCONTRO DE ESCRITORES TRASMONTANOS E ALTO-DURIENSES


                Teve lugar no dia 6 de Outubro de 2018, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, mais um Encontro de Escritores Trasmontanos e Alto-Durienses organizado pelo Grémio Literário Vila-Realense. Este encontro realiza-se anualmente desde 2007, com excepção de 2011 e 2017. No ano corrente registou um número recorde de inscrições.
                O Encontro foi dedicado a Trindade Coelho, tratado por Ernesto Rodrigues, da Universidade de Lisboa, na palestra “Trindade Coelho: do berço à actualidade”. Houve em seguida um momento de evocação de Amadeu Ferreira que esteve a cargo de Teresa Martins Marques, investigadora e autora de O fio das lembranças – Biografia de Amadeu Ferreira (2015)
Num terceiro momento, Maria da Assunção Anes Morais, presidente da Direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes, apresentou a última publicação dessa instituição, uma antologia que tem por título Gentes e Lugares – Contos e contas de autores trasmontanos.
O Encontro terminou com um almoço de confraternização, durante o qual houve ainda tempo para ouvir Alfredo Cameirão falar sobre a língua mirandesa… em mirandês.
No final reinava a convicção de que tinha sido uma jornada magnífica de convívio, aprofundamento de relações, troca de experiências e enriquecimento cultural.
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.