quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O comunismo é isto – o caos


Quem, historicamente, não sabe o que foi o comunismo como sistema politico, económico e social, implantado em vários países do planeta desde 1917, ano da Revolução Soviética, tem agora a oportunidade de o conhecer (apenas 20% do que realmente é) na realidade, com o que se está a passar na Venezuela.
As imagens que há uns anos a esta parte nos chegam do caos venezuelano, mostram bem a realidade dos sistemas comunistas. Quando Chavez entrou triunfalmente em Caracas em 1998, com aquela lábia da Revolução Bolivariana, os cerca de 2,3 milhões de venezuelanos que desde Julho de 2017 tentam deixar o país, rumo a outros países da América Latina como Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, e Brasil, nunca tinham ouvido falar de Marx, Lenine, Estaline ou Trotski. E muito menos de Soljenitsin, Chalamov, Grossman ou Rawicz.
O actual nível de desvalorização da moeda é a maior de sempre na Venezuela e equipara-se apenas aos casos da Alemanha, na década de 1920, ou do Zimbábue, nos anos 2000. 


Para controlar o caos a que levaram o país, os ideólogos comunistas venezuelanos, esta segunda-feira, decretaram a circulação do bolívar soberano. A nova moeda elimina cinco zeros ao actual bolívar forte, uma polémica reconversão que tenta fazer face à hiperinflação e ajudar à transacção de dinheiro. Para já, a medida veio semear ainda mais confusão no actual estado de crise económica e social na Venezuela e adensar a crise migratória naquela zona do globo. Uma PALHAÇADA!
Não foram os mercados que originaram este caos venezuelano, como gostam de esgrimir certas seitas ideológicas quando um país entra em ruptura. Quem originou este caos foram os políticos medíocres, e as políticas miseráveis por eles implantadas. O sr. Chavez, o senhor Maduro e acólitos não se preocuparam em aniquilar as redes de gangues de droga, em dar uma melhor educação, saúde, liberdade e prosperidade ao povo. Preocuparam-se, como é próprio dos sistemas totalitários comunistas, controlar a vontade do povo. Por essa razão se instalou o caos.

Aconselha-se a consulta destes vídeos:



Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...