quarta-feira, 20 de junho de 2018

Contos de "Gente de Trás-os-Montes"

 João de Deus Rodrigues (Morais, Macedo de Cavaleiros, 1940), que começou por publicar obras de cariz etnográfico, tem ultimamente repartido a sua actividade literária pela poesia e pelo conto. É justamente um livro de contos a sua última produção. Intitula-se Gente de Trás-os-Montes, e saiu em Maio de 2018 nas Edições Colibri.
                Em nota preambular, o Autor adverte que se trata na verdade de uma reprise revista e ampliada de um livro de 2013 [Outras histórias de gente d’além Marão], o qual, por desavenças com a editora, conheceu escassa divulgação, facto que motivou o Autor a republicá-lo sob outro título.
                Aos oito contos da versão original, acrescentou agora o Autor seis novas narrativas. As personagens centrais deste conto são na verdade gente de Trás-os-Montes, mas gente vista sobretudo numa perspectiva original: não no seu meio geográfico de origem, o Trás-os-Montes puro e duro, mas na diáspora, quer intra-fronteiras, quer além-fronteiras, em que alcançam êxito. Êxito esse por vezes obtido por meios menos recomendáveis, como o alistamento na Legião Portuguesa de Salazar ou o recurso ao donjuanismo.
O livro acaba por ser assim uma exaltação (João de Deus Rodrigues prefere dizer «singela homenagem») da capacidade trasmontana de afirmação em terras estranhas.
                Os contos têm um fôlego assinalável e são condimentados, aqui e ali, com uns salpicos de humor.

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.