quinta-feira, 4 de maio de 2017

31 - Antologia CTMAD - Jorge Castro



JORGE CASTRO nasceu no Porto, em 1952. Passou a infância em Trás-os-Montes, por terras de Miranda do Douro e a adolescência de regresso à cidade de origem. Tem vindo a completar o seu crescimento na freguesia de Carcavelos, concelho de Cascais, que o mar faz-lhe falta. Em Lisboa, frequentou o curso de Direito nos idos de 70, mas não lhe achou graça. Desenvolveu, durante alguns anos, intensa militância política, antes e depois de Abril de 1974, em regime de exclusividade, o que lhe preencheu o espírito de incertezas, condescendências e bastantes anticorpos. Foi em 1999, na sequência de um curso de escrita criativa que começou a ensaiar essa nobre arte de juntar palavras, com algum sentido, de si para os outros. E, em estado de graça... tendo começado a andar pelos seus pés com a idade de um ano, ainda não parou. 
Colaborador do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional). Integrante desde 2002 do grupo de poesia da Livraria Ler Devagar. Desde 2005, organizador e dinamizador das sessões Noites Com Poemas (Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana), com regulares sessões mensais sobre poesia de autores de língua portuguesa. Desde Dezembro de 2003, administrador do blogue Sete Mares (http://sete-mares.blogspot.com), o qual conta actualmente com cerca de 700 entradas originais e 110.000 visitantes. Participa desde 2002 em inúmeras sessões de poesia por todo o país, assim como na apresentação de livros de outros autores. Colaborador regular da revista mensal Perspectiva (emissão aos sábados com o jornal O Público).
Integra, com David Zink, a iniciativa ARS INTEGRATA, para criação de eventos culturais articulando áreas diversas (música, poesia, bailado, etc.), cujo evento mais marcante teve lugar na Culturgest, em Janeiro de 2007. 
Obras publicadas: - Edição de autor: Contra a Corrente - Poemas que eu digo (2005);  - Edições da Apenas Livros: Sopa de Pedras (4ª ed., 2003); Odes no Brejo e Alguns Pecados (2ª ed., 2005); Coisadas (2006); Havia Trigo – edição bilingue, em português e mirandês (2006); Auto das Danações (2007); Poemas de Menagem (2008). - Edições da Apenas Livros (trabalhos colectivos): Inês-Pedro-Amor-Paixão (2005); A Poesia Nos Blogs (2006); Escrever É Um Lugar Tão Perto - Volumes I e II - Poemas, Contos e Memórias (2006); Escrever É Um Lugar Tão Perto - Volumes III e IV -.Poemas, Contos e Memórias (2007).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.