quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O Cântico dos mártires nos campos da morte da China de Mao

 
Em 2010, Wang Bing, cineasta chinês, apresentou em Veneza um filme que surpreendeu o Ocidente: The Ditch.
Trata-se de uma narrativa de ficção sobre episódios reais do gulag chinês aquando da Revolução Cultural de Mao, nas décadas de 50/60 do século passado; capítulos sinistros da revolução socialista chinesa, de repressão em massa.
Centenas de milhares de chineses foram deportados para campos de concentração. Foi montado assim um gulag, semelhante aos da Rússia, no deserto de Gobi, onde os prisioneiros morriam como moscas, de frio, esgotamento e maus tratos.
Ordenada pelo Partido Comunista, a campanha foi o ponto de partida do “Grande Salto Adiante” (1958-1960) ou industrialização, da marcha forçada e do confisco de terras, culminando na grande fome (à semelhança da grande fome da Ucrânia, promovida por Estaline) que matou cerca de 30 milhões de chineses.
Ainda hoje é rigorosamente proibido falar do “Movimento contra os direitistas” e do “Grande Salto Adiante”, ligados à fome mais devastadora do século XX.
O “Grande Salto Adiante” foi idilicamente (e falsamente) descrito pelas esquerdas progressistas ocidentais (intelectuais), incluindo jornalistas como o americano Edgar Snow. Contudo, esses excessos foram mais tarde condenados pelos sucessores de Mao.
 “The Ditch” foi filmado à revelia das autoridades chinesas no deserto de Gobi, com financiamentos maioritariamente europeus, pois todos sabem a dificuldade que os filmes chineses “não autorizados” têm para serem difundidos no seu país natal. E rompe esse silêncio criminoso, inspirado no livro O Cântico dos mártires nos campos da morte da China de Mao (Le chant des martyrs, 2010), de Yang Xian-hui, que recolhe 13 testemunhos de sobreviventes do campo de Jabiangou, província de Gansu, um dos mais mortíferos. Um documento excepcional, coligido durante cinco anos pelo autor, em cujo texto transborda a mesma força e o mesmo horror da descrição de Solinietsyne no mítico Arquipélago de Gulag.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breve História da Arte

                          https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-arte-susie-hodge/22237887