quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Já lá vão 87 anos!!!

Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra.


Duas datas festivas que a Igreja Católica celebra nesta ocasião são: 29 de Setembro e 02 de Outubro. Na primeira, é a consagração aos arcanjos: São Miguel, o Anjo titular de Israel, São Gabriel e São Rafael, os três anjos cujos nomes próprios constam nas Escrituras. Tido como o grande capitão do exercito celeste, o seu nome Mi-cha-el  significa, quem é igual a Deus? São Gabriel, cujo nome  significa Força de Deus, é quem nos ensina a dizer: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós…”. São Rafael, que significa Médico ou cura de Deus, foi o que se deu a conhecer a Tobias. Mas é São Miguel quem no dia 29 de Setembro mais lembrado é, dele disse o cardeal Shuster: "Depois do ofício de pai legal de Jesus Cristo, que corresponde a São José, não há na terra nenhum ministério mais importante e mais sublime do que o conferido a São Miguel: protetor e defensor da Igreja" . Fecha bem o festivo mês em que também no dia 29 era a data em que os caseiros tinham que pagar as “medidas” aos donos das terras, e de deixar de nelas cultivar se acabasse o contrato de arrendamento nesse ano.
Vem  Outubro, a seguir, o mês  do Rosário, que no dia 02 festeja os Anjos da Guarda. Festa que segundo a crença cristã, que é a minha, se destina a  honrar o anjo que no momento do nascimento Deus envia a cada um de nós. E vem relatado do Êxodo (23, 20): “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". É uma festa que surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data foi fixada pela primeira vez em 29 de Setembro ,juntamente com a festa do Arcanjo São Miguel.
Desde 1608 que passou a ser celebrada a 02 de Outubro. Nesta data, mas em 1928, também São Josemaria Escrivá, por inspiração divina fundou o Opus Dei, já lá vão 87 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário