terça-feira, 17 de junho de 2014

COSTA PEREIRAO 13 de Junto, em Lisboa



COSTA PEREIRA
Chega-se ao mês de Junho, Lisboa ganha vida e vai de se enfeitar com manjericos e balões para festejar o padroeiro Santo António, com marchas, casamentos e bailaricos por todos os bairros da cidade. Com um dos seus momento nobres nos tradicionais casamentos que tiveram inicio em 1958 e que por fruto do tempo fascista, os progressistas depois de 1974 interromperam, só em 1997 a Câmara Municipal voltou a fazer constar no programa das festas da cidade que organiza. Cerimónia religiosa que ao meio dia se realiza na Sé de Lisboa, onde junto à casa onde nasceu Santo António se junta muita gente para aplaudir os noivos de Santo António
Vem depois as marchas que antecedem o dia 13 e que na tarde desse dia 12 desfilam pela Avenida da Liberdade, onde um mar de gente ocorre para apreciar e também aplaudir até noite dentro. Organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, o desfile tem inicio por voltas das 21:30h e findo o qual são os arraias que não tem mãos a medir.

O dia 13, feriado municipal da cidade, teve na Missa Solene, às 12:00h, na igreja de Santo António, presidida por D. Joaquim Mendes, a principal referência festiva e inicio da etapa para a Procissão que às 17:00h partiu a percorrer as ruas de Alfama com a imagem de Santo António.


Quem não acompanhou a procissão aproveitou para visitar a igreja e casa-museu onde nasceu o Santo que fez um sermão aos peixes. Se cá estivesse hoje tinha motivo para fazer outro, mas agora aos tubarões....
E se centenas de fieis devotos de Santo António, se incorporaram na Procissão, muitos foram os que na igreja cumpriram promessas e adquiriram recordações, além do "pão de Santo António" que neste dia faz parte da tradição.
Altar mor onde muita gente vi ajoelhar
Como no interior da igreja, também cá fora, no largo fronteiro à escadaria da igreja é notória a devoção a Santo António.


Sem comentários:

Enviar um comentário