Sopa de Santola da Justa |
A Justa Nobre é generosa, como todos reconhecem, e já publicou esta receita não escondendo os seus segredos. Espero que nas próximas gerações a receita ganhe o nome que dou a esta crónica pois o autor deve estar associado à sua criação. A Sopa da Justa já é uma referência, como a própria Justa o é.
Mas vamos à receita e comecemos pelos ingredientes: “2 santolas de 1 kg cada, 3 litros de água, 3 colheres de sopa de sal, 150 g de margarina, 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 1 ramo de salsa, 1 cabeça de funcho cortada, 4 colheres de concentrado de tomate, 0,5 litros de natas, 1 dl de Porto seco, 1 colher de chá de gengibre em pó, 1 colher de chá de açafrão e 2 colheres de sopa de fécula de batata.”
Vejamos a confeção: “cozem-se as santolas nos três litros de água e sal durante 8 minutos. Retiram-se da panela, deixam-se arrefecer, partem-se e retira-se toda a carne. As cascas voltam para a panela, para a água onde foram cozidas. A estas juntam-se algumas cascas de camarão e deixa-se ferver durante 10 minutos. Num tacho largo, coloca-se a cebola com a margarina, o funcho, a salsa e o alho e deixa-se cozinhar um pouco. A seguir junta-se o Porto seco, as natas e o resto dos temperos em dois litros de água da cozedura das santolas. Engrossa-se com a fécula de batata dissolvida num pouco de água fria. Retificam-se os temperos, passa-se por um passador de rede, junta-se o resto da carne e, no final, serve-se na própria carapaça.”
Um presente de férias: a receita da Sopa de Santola.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário