sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Walter Benjamin e o bacalhau de Falerno. A fruta de miguel Esteves Cardoso - Virgilio Gomes em Santarém





Memorial a Walter Benjamion
em Portbou
Portbou
Walter Benjamim não foi deportado para um campo de concentração. Morreu aos 48 anos, em Portbou, na província de Girona, depois de acossado pelo avanço dos nazis. Não conseguiria chegar a Portugal, depois de atravessar os Pirenéus a pé. Ainda hoje os pormenores do que aconteceu não são claros. Hannah Arendt (Homens em tempos sombrios, Relógio d’Àgua, 1991), contudo, acredita que se tenha suicidado porque não havia ninguém mais isolado do que Benjamin, ninguém tão absolutamente só. O trágico deste episódio é que um dia antes Benjamim teria passado a fronteira sem dificuldade. Só naquele dia era possível a catástrofe, diz-nos a filósofa.

 
 


 




(Juramento de novos Confrades)


Virgilio Gomes
Tenho alguma dificuldade em selecionar, ou dar prioridade, a algumas crónicas. A oportunidade da notícia, e eu não quero um site noticioso, é por vezes uma questão atual e que contém outros conteúdos que vão para além da notícia. Em anos anteriores tive o cuidado de manter uma espécie de relatos diários do que ia acontecendo no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém mas, este ano, por razões diversas tal não foi possível. Assim inicio hoje, e com esta crónica, alguns relatos do que por aqui vai acontecendo. Lá vou ser, mais uma vez, acusado de proteger o “transmontanismo” ao iniciar com o Capítulo da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desta vez, o XXXVIII Capítulo Geral da CEGTAD, o XVII Capítulo Geral de Outono, realizou-se dia 27 de outubro de 2012, em Santarém, no âmbito do 32º Festival Nacional de Gastronomia. Uma forma de visitar este certame que é o maior e mais antigo evento de gastronomia que se realiza, sem interrupções, em Portugal.
Para saber mais:
Um passeio até Santarém:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Poucos mas bons (o combate ao tráfico de escravos)

  A Marinha Portuguesa teve um destacado historial de combate ao tráfico de escravos ao longo do século XIX. Poucos, mas Bons – Portugal e...