terça-feira, 12 de março de 2024

As medalhas desta corrida eleitoral

 

As sondagens são um instrumento de previsão de resultados. Nada mais do que isso, quando sérias. Utilizá-las como fonte de manipulação (como já foi o caso) dos eleitores, é que é grave. No actual quadro eleitoral português somos levados a concluir que não andaram longe da sua função. Por exemplo, prevíamos que o Chega atingisse os 12%. Enganámo-nos em termos reais porque atingiu os 18%. Mas na essência estávamos certos. O Chega estava em crescimento. Apontávamos para uma diferença entre a AD e os xuxas entre 3% a 5%. Enganámo-nos em termos reais. Mas na essência a AD foi vitoriosa.

Uma coisa é admitir o erro real e acertar na essência. Outra coisa é manipular a essência da linguagem.

Dizer que o grande vencedor destas eleições é o Chega e André Ventura é uma bizarria e uma aldrabice semiótica. Se houve um grande vencedor foi Luís Montenegro que, perante as circunstâncias (como por exemplo a captura do Estado e das instituições, por parte dos xuxas – não dos socialistas - e, de certa forma, de alguns esquerdóides – coisa diferente de alguma esquerda), conseguiu vencer estas eleições. E não foi uma vitória de pirro. Foi a possível. É, portanto, o grande herói da noite de Domingo, que tirou a maioria absoluta aos xuxas! Outra coisa é dizer que o grande vencedor é André Ventura porque quadruplicou os resultados. O Dr.  Ventura foi um grande vencedor, mas foi o segundo, não foi o primeiro. O primeiro vencedor foi o Dr. Montenegro. Até porque, se estão recordados, o candidato dos xuxas (para o komentariado que era praticamente xuxa), partiu sempre em primeiro lugar em relação ao candidato da AD. Só muito mais tarde, as sondagens os deram em empate técnico, com a AD em crescimento (e aí não se enganaram).

André Ventura que ia nos últimos, recuperou com brilhantismo, mas mesmo assim ficou em terceiro na corrida. Montenegro partiu ligeiramente à frente de Ventura, mas conseguiu ultrapassar um poderoso trapaceiro, e ficar tangencialmente em primeiro. A diferença entre Montenegro e Ventura, é que Montenegro ganhou a medalha de ouro, e Ventura a de bronze.


NOTA: É óbvio que a medalha de ouro ainda não é garantida, porque falta apurar os círculos da Europa e fora dela (4 deputados). É, portanto, preciso esperar até à próxima Quarta-feira, dia em que serão públicos esses resultados. O que supra se escreveu, tem apenas em conta os resultados de Domingo passado.


1 comentário:

  1. A medalha do sr.Ventura será de liga de alumínio com cortiça, pois o sr. Ventura não tem programas concretos e sérios para apresentar. Só vai prometendo balelas e utopias sem fundos..- a UE vai já baldar-se aos milhões que ele prometeu dar aos pensionistas!!- Só banha da cobra para dar nas vistas!

    ResponderEliminar

Notas da minha Agenda - 6

  Jorge Lage, in: Noticias de Mirandela