sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Alexandre Parafita publica “Mitologia Popular Portuguesa” - Editora Zéfiro


O escritor e etnógrafo transmontano Alexandre Parafita acaba de publicar a obra “Mitologia Popular Portuguesa”, que se traduz numa viagem ao fantástico, guiada pelas crenças e narrações orais que fazem parte da cultura e identidade de um povo predominantemente campesino e rural.


Este livro, lançado pela editora Zéfiro e tendo como subtítulo “Viagem ao fantástico na literatura oral tradicional”, debruça-se sobre o conceito de mitologia popular, definindo-o como “um sistema de pensamento construído pela memória colectiva na base de antigas tradições cristãs e pagãs com o seu elenco estereotipado de seres sobrenaturais”. São destacados neste universo de seres sobrenaturais, as almas penadas, lobisomens, morte, demónio, bruxas, trasgos, lobisomens, olharapos e mouras encantadas, apresentados e caracterizados num total de 181 narrações da tradição oral, uma grande parte recolhidas na região transmontana.

Almas penadas vagueando nas montanhas, bruxas dançando nas clareiras, lobisomens que cumprem terríveis fadários, encontros sombrios entre mortos e vivos, vinganças do Além, demónios tentadores que constroem pontes, olharapos que infernizam pastores, apelos de mouras nas ruínas de velhos castelos… são alguns exemplos dos enredos misteriosos que integram esta obra.

 

Índice e extratos da obra:

https://zefiro.pt/images/22981/products/5704_20211102123630_pdf_products.pdf

 

Alexandre Parafita

para cel-geral@utad.pt, chesdiz@utad.pt

 




Academia de Letras de Trás-os-Montes

Centro Cultural Municipal Adriano Moreira

Praça Camões

5300-104 Bragança

altm-academiadeletrasdetrasosmontes.blogspot.com

www.facebook.com/altmontes

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...