sábado, 4 de dezembro de 2021

A Pilhagem de África


A primeira edição saiu em 2015 e a quarta em 2019.

https://www.
wook.
pt/autor/tom-
burgis/2958254
Tom Burgis, jornalista britânico, repórter do Financial Times, foi durante vários anos correspondente deste jornal em África. E foi com esses anos de experiência que escreveu este livro, um documento de assombro sobre a realidade africana. Em síntese, o que Burgis conclui, é que os países africanos são pilhados pelos seus próprios soberanos, oligarcas e senhores da Guerra, em conluio com diversas multinacionais. É esta a realidade africana actual desde as independências. O Povo, o dinheiro do Estado, é roubado às claras, através de métodos obscuros e secretos   que incluem a formação de empresas pessoais que descarregam o fruto do roubo em contas pessoais de dezenas de famílias biltres.

Dedica um capítulo a Angola, o primeiro, intitulado Futungo SA (pp. 25-50), onde conta com documentação provada como três indivíduos (chico espertos) arrebanharam a riqueza da Nação para proveito próprio, e em favor dessas famílias. Os cavalheiros são: O General Manuel Vicente, o General Leopoldino Fragoso do Nascimento (conhecido por Dino), e o General Manuel Hélder Vieira Dias (conhecido por Kopelipa).

O dinheiro dessa roubalheira foi todo para as famílias do Futungo, à cabeça a de José Eduardo dos Santos. A sua filha Isabel (a “princesa”), em 2013, foi considerada pela revista Forbes, a primeira mulher bilionária de África!

O MPLA sempre soube disto. E sempre pactuou com a roubalheira. Ou seja, o MPLA pactuou com essa máfia liderada por JES e por aqueles três generais.


Para terem uma ideia dos esquemas obscuros e secretos para roubarem o Povo, leiam AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...