domingo, 25 de julho de 2021

Requiem pelo Alex

 

Requiem pelo Alex

Os meus filhos e os meus netos chegaram de uma ausência de meses e meses a Catarina e de mais de dois anos o Tiago. Quase tudo parou para mim. Foi o Jerónimo Pinto que me deu a triste notícia:

- Morreu o filho do Jorge Golias!...

Depois de um pesado silêncio prosseguiu: - Não sabias!

Outro barranco de silêncio e avancei: - Estou a saber agora!

E continuou: - O Jorge pediu para não o incomodarem, nem com telefonemas. Só quer estar ele a assistir à cremação.

Pouco mais falámos.

Depois, foi o voltar-me para a memória do meu amigo e do seu simpático e atencioso Alex.

Fixei-me na dor do Jorge e da Teresinha porque do Alex só a memória.

Depois, pensei naquele poema fabuloso de Santo Agostinho, que não nos tira o mar de Dor, meus caros, Jorge e Teresinha, mas é uma almofada para a tristeza e a dor sem fim, ajudando-nos a prosseguir a caminhada da vida.

Grande Abraço sentido e amigo, Jorge e Teresinha, meu e da Isabel, que só não estive aí convosco porque sabia que essa era a vossa vontade.

O belíssimo poema de Santo Agostinho para adornar o vosso poema de vida:

                                                                                                                           

                                                                                                                     JORGE LAGE

Não morri, só estou do outro lado do caminho.

 

A morte não é nada

Apenas passei ao outro mundo.

Eu sou eu. Tu és tu.

O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste.

Fala-me como sempre me falaste.

Não mudes o tom a um triste ou solene.

Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.

Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.

Que o meu nome se pronuncie em casa

Como sempre se pronunciou.

                                 ……

Sem nenhum ênfase, sem rosto de sombra.

A vida continua significando o que significou:

Continua sendo o que era.

                              ………

O cordão que nos unia não se quebrou.

Porque eu estaria fora dos teus pensamentos, apenas porque estou fora da tua vista?

                               …….                    

Não estou longe,

Somente estou do outro lado do caminho.

Já verás, tudo está bem.

Redescobrirás o meu coração,

E nele redescobrirás a ternura mais pura.

                                  ……

Seca tuas lágrimas e se me amas,

não chores mais.

 

Santo Agostinho.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mãe

  Mãe: Que desgraça na vida aconteceu, Que ficaste insensível e gelada? Que todo o teu perfil se endureceu Numa linha severa e desenhada? Co...