segunda-feira, 26 de julho de 2021

Documentos da periferia transmontana

3- Actividade Construtora Setecentista em Penaguião

– Documentos para o seu Estudo (Vol. I) – É mais um livro do Investigador, Armando Palavras, e que na contracapa informa que este «corpo documental (…) faz parte de um conjunto documental investigado pelo autor há 22 anos em vários Arquivos Nacionais. Foi apresentado em tese de Mestrado (2001) e em tese de Doutoramento (2011). Neste volume são apenas transcritos os contratos realizados entre os mais diversos artífices setecentistas e os juízes das igrejas, incluindo os fregueses, para obras realizadas em igrejas, capelas, e obras particulares e públicas em Penaguião, (…). Por ela se pode estabelecer uma cronologia desde a execução, além de outros elementos (…). O preço das obras era estipulado em arrematação, normalmente pelo lance mais baixo, (…). Os pagametos eram feitos em prestações várias, (…). Alguns mestres trabalharam em parceria (ou equipa), constituindo autênticas oficinas locais e sociedades.» Nesta obra arrolam-se trabalhos em algumas igrejas dos concelhos: Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Vila Real. É um volume que pode servir para trabalhos monográficos locais ou concelhios e até para a genealogia de algumas famílias. Pode ainda fazer-se luz quando se pretendem estudos mais completos de algumas obras de arte locais. Parabéns ao autor, Armando Palavras, por nos proporcionar a consulta de tão singular e interessante publicação.

 

4- Igrejas Setecentistas do Padroado da Universidade de Coimbra – Documentos para o seu estudo (Vol. II) – Este trabalho de investigação do Doutor Armando Palavras complementa a publicação no ponto anterior que incidiu mais na região de Penaguião. Toda a documentação dos volumes I e II, fazem parte de um conjunto documental que versou a sua tese de Doutoramento em 2011, que outros poderão ter beneficiado posteriormente. Por este trabalho o investigador mostra-nos até onde ia o padroado da Universidade de Coimbra e bispado de Lamego, recebendo dos párocos os dízimos dessas paróquias/igrejas.  O autor optou pela sua «transliteração fiel ao documento original». O estudo incide sobre as igrejas: Cumieira (Sta Marta de Penaguião), S. Félix de Lafões (S. Pedro do Sul), Santa Cruz de Lumiares (Armamar), S. Pedro de Paus (Resende), Sta M.ª de Cárqueres (Resende), Gosende (Castro Daire), Feirão (Resende) Lamosa (Sernancelhe), Matriz (Moimenta da Beira), Baldos (Moimenta da Beira), Carregal (Sernancelhe), Caria ( Moimenta da Beira), Nacomba (Moimenta da Beira) Vila de Rua (Moimenta da Beira), Penso (Sernancelhe), Faia (Sernancelhe), Quintela da Lapa (Sernancelhe), Fonte Arcada (Sernancelhe) Ferreirim (Sernancelhe), Escurquela (Sernancelhe), Alvarenga (Arouca), Penela da Beira (Penedono), Póvoa de Penela (Penedono), Sebadelhe (Foz Côa), Segões (Moimenta da Beira), Mós (Foz Côa),Valongo (S. João da Pesqueira)S. João de Fontoura (Resende). Os registos dos contratos de adjudicação são tão pormenorizados que se revestem de grande interesse monográfico local.

Jorge Lage - jorge.j.lage@gmail.com –21JUL2021

 

Nota: Como o notícias de Mirandela suspendeu a sua publicação, onde colaborei, «pro bono», cerca de 35 anos, qualquer trabalho meu será, em princípio, publicado no blogue tempocaminhado, estando grato ao seu autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mãe

  Mãe: Que desgraça na vida aconteceu, Que ficaste insensível e gelada? Que todo o teu perfil se endureceu Numa linha severa e desenhada? Co...