domingo, 22 de novembro de 2020

Costa está preocupado com o PSD?


             https://sol.sapo.pt/artigo/715811/costa-esta-preocupado-com-o-psd-

Costa está preocupado com o PSD?

Esperei quinze dias para me recompor da estupefação provocada pelas declarações de António Costa ao dizer que Rui Rio devia «uma explicação ao país» por ter feito um acordo com o Chega para viabilizar o Governo dos Açores.

Confesso que nunca esperei que Costa tivesse ‘lata’ – perdoem-me o plebeísmo, mas é a palavra certa – para comentar e muito menos criticar a ‘geringonça’ açoriana.

É que ele era a última pessoa em Portugal a poder fazê-lo.

Recorde-se que o PS ganhou as eleições nos Açores, onde governava há 24 anos, mas o PSD local fez um acordo com os partidos da direita, Chega incluído, para viabilizar um Executivo social-democrata.

Foi exatamente o que Costa fez há cinco anos, quando juntou a esquerda toda para afastar o Governo de Passos Coelho.

Com a agravante de, nessa altura, ter quebrado uma regra informal da democracia pós-25 de Abril, segundo a qual quem formava Governo era sempre o partido mais votado.

Claro que Costa não criticou o ‘modelo’ – também era o que faltava… – mas sim o facto de «o PSD ter pisado uma linha vermelha», normalizando «um partido xenófobo».

Mas o Chega não estaria já normalizado pelo facto de existir legalmente em Portugal?

De ter concorrido às eleições nacionais, elegendo um deputado, e às eleições nos Açores, elegendo dois?

Os eleitores do Chega devem ser considerados proscritos ou maus cidadãos? Devem ser discriminados em relação aos outros? Devem ser marginalizados, postos à parte?

Leia o artigo na íntegra na edição impressa do SOL. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mãe

  Mãe: Que desgraça na vida aconteceu, Que ficaste insensível e gelada? Que todo o teu perfil se endureceu Numa linha severa e desenhada? Co...