quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Dia 15 em Mirandela exposição sobre Nuno Nozelos

 

BARROSO da FONTE
Se fosse vivo faria 89 anos. Família e Câmara promovem exposição alusiva.

A Pandemia retardou para data a designar a primeira entrega do prémio literário Nuno Nozelos nascido em Fradizela, concelho de Mirandela, em 1931 e falecido em 2017. Ainda em vida foi criado pela Câmara Mirandelense o «Prémio Literário com o seu nome». Essa cerimónia chegou a ser calendarizada para 15 de Novembro em curso, data do 89º aniversário do seu nascimento.

Soubemos que a viúva, Drª Celeste Nozelos, convidada para fazer parte do júri, delegou no conterrâneo do marido, Doutor Ernesto Nozelos, um dos mais credíveis autores Portugueses da modernidade. Ao que soubemos não foi somente a pandemia que baralhou a organização para a primeira entrega do prémio. Tivemos conhecimento de que a viúva que reside em Lisboa, se deslocou a Mirandela.

 Jorge Lage, teve o cuidado e o bom gosto de, nas suas «Notas de Rodapé » (216) noticiar essa prevista cerimónia, explicando a homenagem a Nuno Nozelos pelo Presidente do «Grémio Literário Vila-realense, a título póstumo, dia 15 de Março de 2018.

«O referido prémio literário está suspenso até que estejam reunidas as condições para que se possa prosseguir com o mesmo, considerando a impossibilidade de os concorrentes poderem cumprir com as regras do concurso, o eventual perigo de manuseamento de correspondência e a impossibilidade de o júri do concurso poder reunir»

Bem andou quem propôs o valor do prémio. Precisamente por que, quem parte, não precisa desse dinheiro. Este fator é um simples pretexto para reavivar a memória de quem criou progresso como cidadão. E isto serve para corrigir alguns demagogos culturais que compram ou vendem, prémios, membros de júris, louvores, todo o tipo de benesses em troca de votos, de campanhas, de truques que a política engendra, um pouco por toda a parte.

 Esta forma rastejante de corromper a cultura pratica-se à vista desarmada. E alarga-se a instituições associativas, desportivas, culturais, humanitárias e outras.

 Nuno Nozelos não precisou do partidarismo para se afirmar como literato integral, em todas as modalidades, em prosa e em poesia, na ficção, na monografia, no lirismo, no bucólico, no drama.

«As candidaturas podem ser apresentadas entre o dia 03 de fevereiro de 2021 e o dia 31 de março de 2021. O género literário elegível para efeito de concurso é a ficção na variedade de conto.
Podem concorrer ao prémio cidadãos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, maiores de idade, que sejam naturais ou residentes na região do Trás-os-Montes e Alto Douro. O “Prémio Literário do Conto Nuno Nozelos” terá um valor de 500, euros e será entregue ao vencedor em cerimónia pública a anunciar pelo Município. Os trabalhos a concurso deverão ser apresentados na Biblioteca Municipal de Mirandela ou enviados via postal para Município de Mirandela / Biblioteca Municipal, Complexo Cultural de Mirandela, Rua Sarmento Pimentel 5370-325 Mirandela, onde deve constar como remetente o pseudónimo do concorrente. O Júri do concurso será constituído pela esposa do patrono ou por quem ela possa indicar, pela Presidente da Câmara Municipal de Mirandela ou por quem ela delegar e por uma personalidade da Sociedade Académica Local, indicada pelo Município de Mirandela
». Fica já enunciado o regulamento para 2021                                            Barroso da Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ucrânia assinalou ontem, 90 anos do Holodomor

     https://pt.euronews.com/2023/11/25/ucrania-assinala-os-90-anos-do-holodomor   Fomos mortos por sermos ucranianos