terça-feira, 27 de outubro de 2020

Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho

Teófilo Minga
 

Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho…

É a imagem que hoje tenho à minha frente.

Olho-a como se olhasse a um espelho,

Olho-a com todo o amor que um filho sente.

Senhora do Bom Conselho, não me desampareis,

Eu, um pobre entre tantos dos vossos fiéis. (1)

 

Mãe do Bom Conselho, quero seguir a tua voz,

Para mim o conselho de mais linda inspiração.

Peço-te por mim, mas peço-te por todos nós,

Que no caminho encontramos tanta tribulação.

Um bom conselho, ó Mãe, nunca é demais,

Sobretudo se vem de ti, que tantos nos amais. (2)

 

Olho esta linda pintura com muito amor.

Ali está a Vigem Santa Maria com o seu Menino.

Meu olhar confiante é já uma oração de louvor.

Quero que seja também o mais belo hino,

Em agradecimento por tantos conselhos dados.

Um conselho de Maria revela muitos cuidados. (3)

 

Que olhos serenos, em olhar de muita ternura.

O abraço ao seu Menino revela muito carinho.

Olho-a mais uma vez, toda santa, toda pura,

E peço-lhe a maior pureza no meu caminho.

Ali está Ela a proteger-me no seu abraço,

Atenta e bem-querida conselheira no meu passo. (4)

 

Senhora do Bom Conselho, reza por todos nós,

Ao teu Filho Jesus, Ele, o Conselheiro admirável.

Apresenta-lha a nossa pobreza na oração da tua voz,

Tu, Mãe tão carinhosa, Tu Mãe tão admirável.

Nunca deixes de ter sobre nós o teu atento olhar.

A tua palavra seja conselho em nosso caminhar. (5)

 

Teófilo

Roma, 20 de outubro de 2020

 

1)      Hoje, 20 de outubro de 2020 olhei para os símbolos religiosos no meu quarto, por uns dias, na Casa geral de Roma. Volto a Roma, mas desta vez por mais breve tempo, para continuar a vigilância médica a que estou sujeito depois da minha operação ao cancro que tive no pulmão. Entre esses símbolos, além do Crucifixo, está uma pintura que representa Nossa Senhora do Bom Conselho e outra que representa São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas das Escolas. Além disso há uma placa, “oferta dos Antigos alunos da Real Escola Marista de CHAM, na Alemanha.  Foi a pintura de Nossa Senhora do Bom Conselho que atraiu, desta vez, o meu olhar e o meu pensamento.

2)      E à Senhora do Bom Conselho me encomendo neste momento da minha doença em que estou em franca recuperação. Dou graças a Deus, por isso e dou graças a Maria, Senhora do Bom Conselho. Mas não me encomendo sozinho a Maria. Encomendo os meus amigos, encomendo-lhe a humanidade inteira, neste momento de pandemia. Todos precisamos, neste momento, de um Conselho extraordinário de Maria, para que nos ajude a vencer esta pandemia que tantos males causa a nível pessoal e a nível social. Precisa o Papa como guia espiritual do Povo de Deus, precisam os governantes que neste momento de pandemia devem ser guiados por uma grande sabedoria, para procurar os melhores caminhos para os seus povos, precisamos todos nós, enfim, para que cada um de nós possa encontrar as melhores respostas em tão difícil momento.

3)     Olho atentamente esta pintura: representa a Virgem e o Menino. Ela com os olhos meio cerrados, num rosto de grande ternura e serenidade. O Menino, já crescidito, com os olhos bem abertos, olhando para a mãe, como se dela procurasse atenção, carinho, proteção. Maria sustenta-o nos seus braços e nas suas mãos, o Menino abraça a Mãe, em confiança absoluta. Sobre os dois uma auréola de santidade com a seguinte inscrição em latim: “SS. MATER BONI CONSILII ORA PRO NOBIS, JESUSM FILIUM TUUM” (Santíssima Mãe do Bom Conselho, roga por nós a Jesus teu filho). É tudo o que precisamos: que Ela interceda por nós aos eu Filho, como o expresso na estrofe seguinte.

4)      Olho, mais uma vez, a pintura e impressionar a serenidade dos traços tanto de Maria como do Menino. Uma serenidade que revelam uma transparência e uma serenidade totais. É essa serenidade e transparência totais que peço para mim e para todos, sempre e sobretudo nestes tempos difíceis da pandemia. Ser o que devemos ser, numa coerência total em nossas vidas. Além dessa coerência total ou como parte dela, nestes tempos de pandemia a Igreja nos pede mais fraternidade, repetindo, aliás as palavras do Senhor: “Sois todos irmãos” Mateus 23, 8.  E depois o abraço que o Menino recebe. Nesse abraço, Ele que é Deus, sente o próprio carinho de Deus, através de Maria, a Virgem toda pura, toda santa. Nestes momentos de muita solidão por causa da pandemia também nós temos necessidade desse abraço de Maria, no qual sentiremos o carinho de Deus por nós.

5)      Este mesmo título é dado por Isaías, de um modo profético, a Jesus. A profecia nos diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz” Isaías 9, 6. O conselho de Jesus e o conselho de Maria! Se os seguimos na nossa vida, estaremos sempre no bom caminho. E podemos dizer que na Palavra de Deus, temos o grande conselho de Deus para todos nós. Um conselho que é um apelo a uma vida de santidade. Maria nada mais faz do que se eco dessa palavra ao dizer-nos: “Fazei tudo o que Ele vos disser” João 2, 5. Este é o mais lindo conselho que Maria nos deixou. Foi válido ontem, para os serventes da Boda de Caná. É válido, hoje, para nós, em qualquer circunstância. Talvez o seja de um modo especial nestes tempos de pandemia.

Sem comentários:

Enviar um comentário