terça-feira, 18 de agosto de 2020

Ginette Mathiot Intermacional

Para leitura de verão, mais uma vaigem a receitas portuguesas publicadas no estrangeiro:


Virgilio Gomes
A minha observação constante sobre livros estrangeiros que escrevem sobre Portugal ou publicam recetas à portuguesa leva-me a encontrar peças muito diversas e por vezes a sentir alguma estranheza para identificar esse receituário como português. Publiquei recentemente uma crónica sobre esta autora, best seller em França com o livro anteriormente apresentado, e que podem reler clicando aqui.
Apesar daquele livro ter receitas à portuguesa, o livro agora apresentado tem como título “Je sais cuisinier autor du monde - Cuisine étrangère et exotique”. E na capa vê-se bem a bandeira de Portugal, o que aumentou a minha curiosidade. Este livro teve a primeira edição em 1965, mas o exemplar que tenho em casa é a edição de 1983. A maioria dos livros desta autora começa o tútulo por “Je sais cuisinier…”. E eu não duvido disso. Terei algumas reservas a considerar o receituário deste livro de receitas estrangeiras e exóticas como autênticas de cada país apresentado. Perdoada pelo pequeno texto da contracapa onde se pode ler…Ginette Mathiot conseguiu juntar, graças aos numerosos amigos com que conta no mundo inteiro, cerca de seiscentas receitas originais e relativamente fáceis para executar.
Quando escrevi sobre o livro “Je sais Cuisiner” no qual são apresentadas nove receitas à portuguesa pensei que estas seriam transportadas para o livro de cozinha internacional. Enganei-me, as receitas neste livro são diferentes, mas mais portuguesas, apesar dos comentários que poderão ler em baixo, do que as anteriores. Agora são apenas sete, mas mais “portuguesas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso sobre Trás-os-Montes e Alto Douro

  Teresa A. Ferreira V Congresso sobre Trás-os-Montes e Alto Douro Caros amigos e leitores: Bom Ano de 2025! Como sócia da Casa de Trás-...