sexta-feira, 18 de maio de 2018

MONS. ÂNGELO DO CARMO MINHAVA, SONETOS


            Se houve sacerdote bem-amado dos vila-realenses, esse foi fora de dúvida Mons. Ângelo do Carmo Minhava (1919-2016), em quem eram de admirar em partes iguais a bondade, a cultura e a modéstia — todas em alto grau. Sacerdote, professor, musicólogo, foi também escritor de mérito, autor de diversas pequenas peças teatrais, de estudos históricos e de um poema herói-cómico, Cabrilíada, que o poeta Teixeira de Pascoais referiu de forma muito elogiosa.
            Em Maio de 2018, foi a vez de um novo livro vir enriquecer (postumamente) a sua bibliografia. Trata-se de Sonetos, e a edição deve-se ao cuidado e diligência do seu discípulo e amigo, Mons. Salvador Parente, também ele escritor e investigador de mérito, autor nomeadamente de um conjunto de narrativas intitulado Rudes penedias, em 2 volumes, que constitui uma recolha abundantíssima de regionalismos trasmontanos.
            Salvador Parente teve acesso ao espólio de Mons. Minhava, constituído por milhares de espécimes de natureza vária, de que decidiu resgatar para já uma colecção de 75 sonetos, agora dados à estampa pela Sodivir – Edições do Norte.
            Os sonetos abordam um conjunto de temas, desde o religioso e apologético ao social e político, ao fait-divers, às relações pessoais, etc., etc. Alguns tinham sido publicados, principalmente em A Voz de Trás-os-Montes, outros mantinham-se inéditos. Muitos reflectem o combativo proselitismo do sacerdote e todos eles ostentam a perfeição formal que era timbre da sua poesia. 
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.