quinta-feira, 5 de novembro de 2015

XII Feira da Castanha de Tendais

XII Feira da Castanha de Tendais

Em Tendais, concelho de Cinfães promove pelo S. Eugénio, a sua XII Feira da Castanha. E que castanha? Da Serra de Montemuro com raízes no Vale de Bestanços, saem de lá das melhores castanhas da variedade «Longal», que se podem comer em Portugal.
Depois, não se comem ou compram só castanhas... Os Produtos da Terra são excelentes e os confeccionados de qualidade e genuínos.
Pode o «romeiro» comer um caldo de paínças, umas paínças com um naco de carne da melhor vitela arouquesa e até, com vossas licenças, uns «cagalhões doces» que são uma delicía. Ah! Em Terras de Montemuro pode encontrar as melhores Falachas e genuínas. Nada de parolada que «xico's espertos» para os lados de Mesão Frio dizem que é o que não é. Falachas das mais genuínas, como as de Resende, Lamego, Armamar ou Peso da Régua. As castanhas para as Falachas ou pão de castanhas são moídas no tradicional moínho do José Carlos, autarca-mór da freguesia de Tendais.
Se não fossem as Falachas, belas até no nome, eu não levaria mais de 15 anos de estudo da castanha em Portugal.
Em Tendais encontra da melhor gente do país, amiga e hospitaleira. O acesso pela Serra de Montemuro/Viseu faz-se pela A 24 e quem vem do Porto toma a direcção de Cinfães. Tendais fica logo mais arriba.
Fique com o dito ibérico: Pelo Santo Eugénio (15  de Novembro), castanhas na fogueira, lenha na lareira e as ovelhas na cortelheira
A XII Feira da Castanha realiza-se a 13, 14 e 15 de Novembro, como pode ver pelo cartaz anexo da autoria do designer portuense, Alfredo Figueiredo.
Jorge Lage

Sem comentários:

Enviar um comentário

A vitória da direita ...

Sá Carneiro tem sido invocado de forma obscena. É bom lembrar quando Mário Soares lhe chamou nomes feios.

Os mais lidos