terça-feira, 2 de setembro de 2014

Autores transmontanos em destaque: Rui Pires Cabral e Isabel Mateus

                Rui Pires Cabral, poeta de produção relativamente escassa mas devidamente referenciada pela crítica, acaba de publicar Oh! Lusitania, segundo volume de uma trilogia de inspiração náutica iniciada em 2013, com Broken. A edição é da Paralelo W.
                Nesta trilogia, Rui Pires Cabral trilha caminhos pouco habituais, para não dizer pioneiros, na nossa poesia. É uma poesia de algum modo inspirada na banda desenhada, embora a transcenda largamente nos objectivos e também nos resultados. É feita a partir de colagens de velhas fotografias, sobre as quais o Autor cola por sua vez frases curtas, incisivas, também elas recortadas de textos pré-existentes, constituindo poemas de alta qualidade.
                Oh! Lusitania é em língua inglesa. O Autor explica a razão: «[...] Todos os poemas foram por assim dizer escritos com palavras recortadas do livro The Last Voyage of the Lusitania (A. A. Hoehling e Mary Hoehling, Pan Books, 1959), no qual se relata a tragédia do transatlântico afundado por um torpedo alemão na primavera de 1915.» Tomando como ponto de partida esse livro e essa tragédia, Rui Pires Cabral constrói duas dúzias de brevíssimos poemas, divididos em três secções, que são outras tantas meditações certeiras sobre a vida e a morte.





CONTOS DE ISABEL MATEUS EM CHINÊS

                O livro Contos do Portugal rural, de Isabel Maria Fidalgo Mateus, que já havia saído em 2012 em edição bilingue (português-inglês), acaba de sair em nova em edição bilingue, desta feita português-chinês.
                A publicação teve a colaboração da Universidade de Macau (Mestrado de Tradução do Departamento de Português) e inclui-se na série Portuguese Insights – Bilingual Text Collection.
                São 13 contos de temática regional trasmontana, precedidos de uma introdução de Patricia Anne Odber de Baubet e Gustavo Infante, e enriquecidos com um glossário no final.
                É a sétima publicação da Autora.



in: Grémio Literário Vila realense

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina