terça-feira, 4 de junho de 2013

Virgilio Gomes - Fados e Petiscos

ADEGA MACHADO

Fados e Petiscos
Versão para impressão
Enviar por E-mail

Sábado, 01 Junho 2013 14:46
Virgilio Gomes
Começo por confessar que gosto de Fado. E que fiquei muito contente quando o Fado foi reconhecido como Património Imaterial pela UNESCO. E tenho percebido que muita gente das minhas relações também gosta de Fado, mas vão confessando os constrangimentos que sentem ao frequentar casas de Fado. Para além dos preços, também se vão queixando dos rituais associados ao serviço como a lentidão para jantar e, especialmente, pela interrupção do serviço de mesa enquanto se canta o Fado. Este facto impede o ritmo tradicional de uma refeição. Intervalo muito grandes entre os pratos parece dissuadir alguns de frequentar os restaurantes com Fado. Muitos destes meus amigos gostariam de ir jantar a casas de Fado para fazer uma refeição e ouvir a nossa canção. Eu entendo que as casas estejam organizadas noutro sentido, que os turistas vêm para um espetáculo, e esta fórmula tenha resultado pois muitas casas têm uma taxa de utilização bastante elevada.
 
 
Pedro Moutinho acompanhado
por Pedro Viana,
Vasco Sousa e Didi Sousa
Como José Manuel dos Santos escreveu: “O fado é a noite em nós. Por isso, não o ouvimos, ao vivo, de dia. Por isso também, as casas que são dele entregam à noite uma noite mais alta.” Façamos a festa à noite também com Fado e de forma mais solta petiscando, sendo uma boa alternativa à refeição tradicional.
A Adega Machado, depois das grandes obras de requalificações tem agora disponível um espaço destinado a petiscos, a Sala da Fadistagem, onde poderia fazer uma sequência de petiscos à escolhe entre catorze opções. Tive a coragem de em partilha provar dez das sugestões permanentes. Para uma próxima visita tentarei as que me faltaram.
Aqui ficam as sugestões que provei e que vos proponho experimentar:
 
 
Ouvir FADO e petiscar:
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lendas e Contos Populares Transmontanos, Vol. 1 com apresentação no Porto

  Tenho o gosto de enviar o Convite para a apresentação deste meu livro, no próximo sábado (4 de maio), pelas 14h30, na Casa Regional dos ...