quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bento da Cruz na TSF - Turismo - Restaurante Zembeze - Adega do Machado vista por Virgilio Gomes - Loja "Sumo pontifice"



 O escritor transmontano (também médico) Bento da Cruz, natural de Montalegre, foi ontem entrevistado na TSF, no programa Receitas de vida










TURISMO


 
 
Conferência “Reinventar o Turismo – Portugal mais sustentável”
26 de setembro | Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Os melhores exemplos da sustentabilidade ambiental e energética do setor do turismo em Portugal vão estar em discussão esta quarta-feira, 26 de setembro, na conferência “Reinventar o Turismo – Portugal mais sustentável”.
Promovida pelo Turismo de Portugal, esta conferência reúne alguns dos mais reputados especialistas nas áreas da construção, arquitetura, agricultura, energia, água e território e pretende motivar os empresários a introduzirem boas práticas de sustentabilidade nos seus negócios, tornando-os assim mais competitivos.
A conferência decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (Rua Saraiva de Carvalho, 41) e tem como principais destinatários técnicos das áreas de ambiente, agricultura, arquitetura, turismo, professores e estudantes, colaboradores de empreendimentos turísticos. Enquadra-se ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, este ano sob o mote “Turismo e sustentabilidade energética: propulsores do desenvolvimento sustentável".

Programa

09:15_Receção dos participantes
09:30_Sessão de Abertura
Presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa
Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Maria de Lurdes Vale
10:00_Painel I Sustentabilidade ambiental efetiva
Moderação: Vice-presidente da Quercus, Susana Fonseca
_A perceção dos valores ambientais no Turismo, Associação de Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira
_ Açores - Destino Sustentável, Direção Regional de Turismo dos Açores, Cristina Ávila
_Chave Verde - Programa internacional de Boas Práticas Ambientais em Hotelaria, ABAE, Fátima Vieira
 Casos Práticos:
Herdade de São Lourenço do Barrocal, José Antonio Uva
Herdade do Freixo do Meio, Alfredo Cunhal Sendi
Cooking and Nature, Emotional Hotel, Rui Anastácio
11:30_Debate
Intervalo para Café
12h00_ Painel II Sustentabilidade energética
Moderação: Vice-presidente da Quercus, Susana Fonseca
_A importância da energia para os empreendimentos turísticos sustentáveis, Prof. Doutor do IST-responsável do programa Líder A, Manuel Duarte Pinheiro
_Abordagem à eficiência energética no Grupo ANA, ANA – Aeroportos de Portugal, Arlindo Brito
_ O Environmentally Friendly como nova forma de gestão, Green Growth, Daniel Frey
12:45_Debate
13:00_Encerramento
Mais informações e inscrições em:
 
 
 
 

Visabeira Turismo aposta num conceito trendy e cosmopolita  

ZAMBEZE: GASTRONOMIA BEIRÃ E AFRICANA

NA 8ª EDIÇÃO DO LISBOA RESTAURANT WEEK

O ZamBeZe Restaurante associa-se à 8ª edição do “Lisboa Restaurant Week”, uma iniciativa gastronómica que decorre até Domingo, em mais de sessenta restaurantes da capital.
Por 20 euros por pessoa, os clientes e visitantes deste novo e charmoso espaço lisboeta podem degustar um menu de fusão que combina gastronomia portuguesa e sabores moçambicanos: uma entrada, um prato e buffet de sobremesas.
Cogumelos salteados com linguiça é a sugestão de entrada do Chef João Paulo Varela, que convida os apreciadores de aromas e sabores intensos a provar o “Peixe ao Lumbo”, uma das especialidades moçambicanas mais apreciadas do restaurante, ou para quem tem preferência por pratos de carne, o arroz de cabrito com castanhas, numa homenagem aos travos fortes da Beira. A terminar a refeição, um buffet de doces e iguarias tradicionais promete desafiar os paladares mais exigentes.
O ZamBeZe Restaurante integra pela primeira vez esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, associando-se a um evento que tem como objectivo proporcionar experiências gastronómicas em alguns dos melhores restaurantes da capital e, ao mesmo tempo, apresenta um cariz solidário, já que dos 20 euros de cada refeição, um euro reverte a favor de uma instituição de solidariedade social.
Aberto ao público desde Junho, no topo do antigo Mercado Chão do Loureiro, hoje parque de estacionamento da EMEL, este projecto da Visabeira Turismo com três operadores moçambicanos, é já um espaço de eleição na rota dos restaurantes lisboetas. Com uma vista privilegiada sobre a cidade e com facilidade de estacionamento, incluindo duas horas de oferta aos clientes, o restaurante ZamBeZe é um espaço de características únicas e com uma oferta gastronómica muito variada, quer na esplanada quer no interior do espaço.
Aberto todos os dias, entre as 10 e as 23 horas, o restaurante ZamBeZe está totalmente decorado com elementos emblemáticos da cultura portuguesa, privilegiando no interior peças de faiança Bordallo Pinheiro, distribuídas de forma harmoniosa e peculiar por todo o espaço, e, no exterior, dois painéis de azulejos da autoria do artista plástico Paulo Ossião.

Download das fotografias em alta resolução: http://wtrns.fr/SKRglak63jihHUn
ZAMBEZE RESTAURANTE
Lisboa Restaurante Week – Até 30 de Setembro

Ementa:
Peixe ao Lumbo
ou
Arroz de cabrito com castanhas
Buffet de sobremesas

Preço:

20 euros por pessoa (sem bebidas)
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 10 às 23 horas.
Tipo de gastronomia: Tradicional Beirã e Moçambicana
Capacidade:
80 lugares no interior da sala
100 lugares na esplanada

Morada:
Calçada Marquês de Tancos
Edifício EMEL
Mercado Chão do Loureiro
São Cristovão
1100-340 Lisboa
Reservas: zambeze@visabeiraturismo.com; Telef. 218 877 056

 
 
 

Virgilio Gomes
ADEGA MACHADO reabriu
 
No passado dia 3 de julho reabriu a Adega Machado, uma das mais emblemáticas casas de fado de Lisboa. Nascida nos anos trinta, 1937, e fundada pela fadista Maria de Lurdes Machado e pelo compositor e guitarrista Armando Machado, depressa ganhou fama. Todos os grandes fadistas passaram por esta casa, incluindo Amália Rodrigues que também gostava de frequentar este local como cliente.
Encerrada há mais de três anos, foi alvo de grandes obras de remodelação, dando-lhe um ar moderno mas sóbrio. Para além da sala de restaurante com fados, dispõe ainda de um espaço para petiscos e alimentação ligeira, na cave, e um terraço. Houve grande preocupação de dotar o estabelecimento de uma excelente cozinha e correspondentes áreas de serviço. O projeto de arquitetura e decoração esteve a cargo do Arquiteto Luis Candeias. No espaço de ligação aos dois ambientes principais foram utilizadas 117 imagens que relatam a história desta casa, nas quais se reconhecem os grandes valores, e interpretes musicais e de Fado, que estão ainda nas nossas memórias. No entendimento, e muito bem, dos empresários está subjacente a preocupação de que, para além de espetáculos de qualidade de fado, também seja um local de referência gastronómica. Chefia a cozinha o Chefe Alexis Gregório que elaborou uma lista de especialidades portuguesas com uma nova apresentação.
Esta é uma nova casa, moderna e atrativa, que irá por certo ajudar a que o Fado se reconheça como Património Imaterial da Humanidade. E por outro lado criar atrativos para as camadas mais jovens e com a preocupação de que a gastronomia esteja em paralelo com a dimensão do Fado.
O Bairro Alto, Lisboa e o Fado ficam a ganhar. Um aplauso para os empresários em apostar neste tipo de empreendimento.
Arroz Cremoso
Do elenco permanente de fadistas destacam-se: Marco Rodrigues, Isabel Noronha, Joana Veiga e Pedro Moutinho. Dos músicos: Marco Rodrigues, viola, Pedro Viana, guitarra portuguesa, e Didi, baixo.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Horário 19h00 às 02h00, encerra 2ª feira
Tlf (+351) 213 422 282
Rua do Norte, 91
1200-284 Lisboa
Um espaço de culto do Fado:


Outros sites a consultar:

Novidades em Trancoso

Um desafio para visitar Marrocos:

“Comer bem não faz mal a ninguém” (*)

Uma bebida que se tornou imprescindível:

De volta ao ritmo de trabalho:

Andamos todos a precisar de uns doces:

Para lembrar algum quotidiano:
 
 



CONSUMER TRENDS: Sumos Naturais – mercado maduro com Player inicial que se pretende instalar no sector

A primeira loja “Sumo Pontífice” no Centro Comercial Alegro Alfragide

A “Sumo Pontífice” é uma marca que se distingue por oferecer Sumos de fruta naturais “gourmet”, sem adição de açucar, de água, gelo, ou outros elementos para além da própria fruta, raizes, ervas e vegetais. O factor diferenciador reside em que toda a preparação é efectuada no momento da compra, permitindo um valor nutricional num ponto ótimo e sem óxidação dos elementos. Em paralelo, na confecção da Sumo Pontífice recorrem a ingredientes “verdadeiros” e saudáveis, sem recurso a aditivos, corantes e/ou preservantes. Arranca este dia 25 no Centro Comercial Alegro Alfragide, tem como Quiosque a criação dos Arquitectos Hugo Gerreiro e Paulo Street do atelier Coma, e logotipo do Designer João Campos . A marca tem o objectivo de se instalar no mercado como uma opção de alimentação inteligente, e atendendo ao preço acessível, assumir a democratização de um “way-of-life saudavel” a todos os segmentos-alvo. Os produtos são desenhados sazonalmente por uma equipa de criativos e engenheiros alimentares, permitindo abordar uma multiplicidade de sabores, texturas, aromas e benefícios. Os sumos apresentam a particularidade de serem criados para suprir determinada carencia do nosso corpo, existindo uma palete inicial de 8 produtos, sendo eles identificados por: Mente, Energia, Fitness, Digestivo, Antioxidante, Imunidade, Zen e Coração (...) cada um dos quais, como o próprio nome indica, é focado na necessidade que satisfaz.

Caso deseje aparecer e provar, está convidado em qualquer dia da semana!!! Das 10h ás 23h e fins de semana até ás 24h. No Centro Comercial Alegro de Alfragide, venha esperamos por si!

 De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso sobre Trás-os-Montes e Alto Douro

  Teresa A. Ferreira V Congresso sobre Trás-os-Montes e Alto Douro Caros amigos e leitores: Bom Ano de 2025! Como sócia da Casa de Trás-...