segunda-feira, 20 de março de 2023

Aos 90 anos é uma prenda científica - Câmara de Valpaços homenageia o seu maior investigador

                                                          Adérito Medeiros Freitas


 Por  BARROSO  da  FONTE


Será dia 1 de Abril que a Câmara Municipal de Valpaços vai fazer justiça ao seu mais ilustre filho: Adérito Medeiros Freitas. Este samaritano da cultura Portuguesa vai dar sentido ao Pavilhão Cultural de Valpaços que marcará no bronze o seu honrado nome.

Para que essa homenagem tenha mais visibilidade, a autarquia escolheu um dos mais concorridos dias do ano: a Festa do Folar.

E não é por engano que a homenagem vai ocorrer no dia dos enganos. Essa progressiva cidade é sede de um dos mais ricos concelhos do distrito de Vila Real.

Licenciado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no curso de Ciências Geológicas. Já como Professor matriculou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra aí realizando os exames da cadeira de Ciências Pedagógicas.

Começou a lecionar no ensino secundário no Liceu Alexandre Herculano, no Porto e passou pelas seguintes cidades: Portimão, Faro, Beja, Chaves, Aveiro, Angra do Heroísmo e Guimarães, onde terminou a sua brilhante carreira, no ano letivo de 1997/1998. 

Em todas as cidades por onde passou, deixou um rasto de bondade, de simplicidade, de civismo e de dedicação às causas culturais em que era perito. No Liceu de Guimarães deixou uma espécie de museu, de que tratava e enriquecia como se fosse coisa sua.

Foi sócio, por muitos anos, da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais; da Associação Portuguesa de Geólogos; da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia; Sociedade Martins Sarmento; Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia; Grupo Cultural Aquae Flaviae. Com todas estas instituições culturais, Adérito Medeiros Freitas foi um dedicado colaborador e conselheiro.

Desde muito cedo colaborou, de perto, com o saudoso arqueólogo Prof. Doutor J. Rodrigues dos Santos Júnior, em trabalhos de investigação arqueológica, desde 1794. Adérito Freitas brilhou em tudo o que teve a ver com a cultura castreja, em Trás -os-Montes e Alto Douro. 

Desde os estudos dos vários Castros de Barroso, às muitas campanhas de Curalha (Chaves) até à elaboração da Carta Arqueológica do concelho de Valpaços, conseguiu ultrapassar, em tempo e em número de obra escrita, publicar, em parceria com a Câmara Valpacense, 26 livros, científicos, que valorizaram a região. Em média, cada um dos 26 livros, devidamente ilustrados com a média de 300 páginas cada um, somará 7.300 páginas. É um trabalho hercúleo que Adérito Medeiros Freitas produziu no levantamento arqueológico do concelho em que nasceu.

Adérito de Freitas dirigiu, com outros investigadores da região, como o Padre Adolfo Magalhães e o Prof. J. R. dos Santos Júnior, várias campanhas arqueológicas no castro de Curalha.

Tem este concelho boas razões para perpetuar o nome deste seu cidadão, num momento feliz porque trabalhou uma vida inteira, ensinando aos seus alunos e aos populares, como viviam os povos que por aqui passaram. Como viviam, que ferramentas utilizavam, como se orientavam nos horários, se abrigavam, de noite e que produtos procuravam para a alimentação.

Foi uma vida cheia que este Valpacense utilizou nos 90 anos de vida que viveu para benefício da sociedade. E não consta que cobrasse qualquer compensação, por todo esse trabalho, que usasse transporte ou ferramentas alheias.

Bem fez a Câmara que patrocinou a publicação das suas obras. Que belo exemplo para saudar os executivos municipais pela nobreza da sua decisão, não só de patrocinar a obra feita, como pelo reconhecimento de perpetuar este generoso cidadão.

Vou estar atento ao Presidente da República, para ver se atribui a medalha da cultura a este arqueólogo, geólogo e etnógrafo. E também à RTP para ver se dá voz e imagem a este especialista que tem muito a ensinar aos Portugueses.


Barroso da Fonte




1 comentário:

  1. O Sr.Presidente da Républica, com os sobressaltos que tem com os ministros todos do Governo PS, esquece-se se deitar os olhos ao "Norte" e aos valores que por lá abundam...
    Dão-se medalhas e comendas a todos que saltam bem, que nadam bem, que passam bem a bola, mas, a cultura pelo norte aparece pouco nos gráficos, até nos do Dr. Marques Mendes, que eu espreito impreterivelmente !
    Até Barroso da Fonte tem uma grande e valorosa carreira, a nosso ver, que já pede uma medalhinha... -por exemplo ...

    ResponderEliminar

O crime de Bordalo II

 O OBSERVADOR alertava: Observador @observadorpt Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa de medicamento "antifascista" Hoje te...