sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A passadeira vermelha do "Delito de Opinião"


por Pedro Correia, em 12.09.18

Em Março do ano passado, quando me lembrei de pedir textos a colegas da blogosfera, das mais diversas tendências políticas, nunca imaginei que esta iniciativa durasse tanto e ultrapassasse em muito o plano inicial. A ideia era termos um convidado por mês, depois um convidado por semana. Mas rapidamente percebi, pelas respostas prontas aos convites, que não fazia sentido haver intervalos tão longos de publicação.
A passadeira vermelha do DELITO DE OPINIÃO passou a desenrolar-se de segunda a sexta - adoptando, na recta final, um ritmo mais pausado e espaçado. Recebemos convidados das mais diversas tendências políticas e com os mais diversos estilos literários. Cada qual abordando temas à sua livre escolha, como aliás ficou desde logo estabelecido: a única regra era não haver regras. Houve quem optasse por textos enormes. Ou por textos muito curtos.
Lembro aqui, ao correr da pena, os nossos dez primeiros convidados: Luís RobaloCarlos NatálioCristina Nobre SoaresAlexandre BorgesJosé Meireles GraçaRicardo António AlvesRui Ângelo AraújoLuís MilheiroJosé Augusto Leite e Joana Lopes. Convidados com personalidades diferentes, com blogues de características muito diferentes. Como diferente era também a atitude de cada um deles: houve quem estabelecesse intenso diálogo com os leitores nas caixas de comentários, outros limitavam-se a uma sucinta referência. A piada destas coisas é também verificar estas diferenças. Quase todos reproduziram os textos nos seus blogues, o que multiplicou de alguma forma o intercâmbio entre nós. Era também isso que se pretendia.
E assim passou mais de um ano: as respostas surgiam quase sempre com uma nota suplementar de simpatia. Devo confessar que a qualidade da esmagadora maioria das colaborações excedeu as minhas expectativas, que já eram elevadas. E a quantidade de respostas afirmativas também surpreendeu: foram raras as recusas e quase todas bem justificadas.
Não posso deixar de destacar, com natural emoção, o texto que nos foi enviado pelo Pedro Rolo Duarte e aqui publicado a 5 de Outubro de 2017, escassas seis semanas antes da sua morte prematura. Nesta mesma série em que viria a comparecer o seu filho António, a 16 de Abril de 2018. 
Numa confirmação de que existem elos a ligar-nos, mais fortes do que as pequenas contingências do quotidiano. Enquanto muitas modas passam, enquanto muitas tendências chegam e partem sob o signo do efémero, há rastos que perduram. Este nosso blogue - vosso também - é prova disso.

Agora, que terminou, deixo aqui - por ordem alfabética - os nomes dos 131 convidados que desfilaram na passadeira do DELITO entre 29 de Março de 2017 e 31 de Julho de 2018. Agradecendo a todos, uma vez mais, a colaboração que nos prestaram.

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

L

M

N

O

P

R

S

T

V

Z

Sem comentários:

Enviar um comentário

O crime de Bordalo II

 O OBSERVADOR alertava: Observador @observadorpt Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa de medicamento "antifascista" Hoje te...